Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Exposição em Campinas comemora o centenário da Semana de Arte Moderna

Campinas, por Kleber Patricio

Vanderlei Zalochi, Beto Mallmann e Marcio Rodrigues no Espaço 800. Foto: divulgação.

A semana que mudou os rumos da arte no Brasil completa 100 anos este ano. Um grupo de artistas, escritores e intelectuais se juntou para revolucionar conceitos e fazer história — foi assim que surgiu a Semana de Arte Moderna de 1922, que buscava romper com o tradicionalismo vigente, defendendo um novo ponto de vista estético que valorizava nossa brasilidade. Esse movimento acabou por influenciar gerações inteiras, deixando um legado importantíssimo, que permanence vivo até os dias de hoje.

Em Campinas, o Espaço 800 celebra a data trazendo uma exposição com seis dos mais representativos artistas da cidade: Thomaz Perina, (in memoriam) Mario Bueno, (in memoriam) Fúlvia Gonçalves, Vanderlei Zalochi, Dimas Garcia e Marcio Rodrigues.

Em comum, a influência da Semana de Arte Moderna, que inspirou a todos a entrar para o mundo das artes e desenvolver uma carreira consistente, produzindo obras significativas, obtendo reconhecimento nacional e internacional e tendo obras expostas em todo o mundo, inclusive fazendo parte do acervo do Museu do Louvre, como é o caso de Fúlvia.

Esses artistas de diferentes gerações, alguns deles in memoriam, estarão no Espaço 800 com importantes obras de suas carreiras, na exposição “Um Século de Uma Semana de 22”, que tem curadoria de Beto Mallmann.

Serviço:

Exposição “Um Século de Uma Semana de 22”

Artistas convidados: Thomaz Perina (in memoriam) | Mario Bueno (in memoriam) | Fúlvia Gonçalves | Valderlei Zalochi | Dimas Garcia | Marcio Rodrigues

Curador: Beto Mallmann

Abertura: 11/2/2022 (sexta-feira) – Horário: 19h

Período expositivo: 11/2 a 11/3/2022

Local: Espaço 800 – Rua Frei Antonio de Pádua, 800 – Guanabara – Campinas/SP

Entrada franca – obrigatório o uso de máscara.