Em abril de 2021, uma postagem do autor que se intitula como viajante bondoso, na plataforma Baidu Tieba, ganhou o planeta. No post havia o seguinte conteúdo: “Há dois anos que não trabalho e não vejo nada de errado nisso”. O post viralizou e tornou o movimento da Imobilidade Espontânea reconhecido pelo presidente chinês Xi Junping. Com a pandemia e a grande mudança climática que acomete o planeta, jovens e adultos do mundo inteiro começaram a se questionar se os sonhos como ter um patrimônio (casa, carro e estabilidade) realmente eram possíveis trabalhando em empresas robustas e com jornadas de trabalho longas.
“Quando muitos indivíduos perceberam que dedicaram muitos anos das suas vidas e não conquistaram os seus objetivos patrimoniais, decidiram seguir para trabalhos com carga horária menor e que desse retorno intangíveis, como viagens, em forma de bonificação. Outros tiraram um período para estudar, e outros, para traçar metas profissionais alinhadas aos seus propósitos e só após ter essas metas claras que iriam de fato trabalhar – essa é a essência da Imobilidade Espontânea. Ou seja, é uma imobilidade para traçar mobilidades que façam sentido na carreira e na vida”, explica Rodolfo Carvalho, CEO da Incentivar, empresa que promove marketing de incentivo e que trabalha principalmente com jovens da geração Y (nascidos nos anos 1980 e 1990).
Rodolfo Carvalho entendeu o movimento da Imobilidade Espontânea muito antes de abril de 2021 – ele criou a empresa de software de incentivo Incentivar em 2019. A Incentivar atua justamente na retenção desses talentos nas empresas pequenas, médias e de grande porte, fazendo com que essa Imobilidade Espontânea seja minimizada. O software promove premiações aos colaboradores e faz com que os indivíduos sintam um propósito e de fato sejam bonificados pela sua performance. Esse software cria o ranqueamento, a melhor forma de premiar etc. Ele consegue fazer um estudo do que é importante para os colaboradores de cada empresa. Além de ter criado o software, Carvalho o adaptou para atender qualquer empresa, de qualquer porte. E, para isso, investiu em treinamento da equipe. “A equipe da Incentivar tem muitos jovens e pude aplicar as técnicas de marketing de incentivo ao meu próprio time. Eles trazem os ideais da Imobilidade Espontânea, que é viver a vida bem, com pouco e com qualidade, para dentro dos projetos da Incentivar”, explica Rodolfo Carvalho.
Engana-se quem acha que o movimento Imobilidade Espontânea ficou limitado à Europa ou à China. No Brasil, já há pessoas que aderiram ao movimento mudando para empregos que façam mais sentido a própria vida e/ou saindo dos atuais trabalhos para buscar colocações em empresas que forneçam mais qualidade de vida, no exterior e dentro do país. A Imobilidade Espontânea já é percebida por empresas brasileiras: entre 153 entidades brasileiras, 90% observam que atrair novos talentos é um dos principais desafios do mercado, segundo uma pesquisa da Team Upp (consultoria especializada em engajamento e bem-estar gamificados), com base no estudo Benchmark da Employee Experience 2020.
O que a Incentivar faz é trazer as práticas da Imobilidade Espontânea que é trabalhar com propósito e acreditar ‘no que faz com a própria vida’ para dentro das empresas. De acordo com a pesquisa de 2020 do Instituto Locomotiva, 45% dos profissionais que recebem algum prêmio se sentem mais satisfeitos com o trabalho. E 87% revelam as premiações como um fator importante de valorização profissional.
Segundo a Microsoft, maior empresa desenvolvedora de software do mundo, quase metade do planeta quer pedir demissão. Para a sua empresa não ser atingida de surpresa pela Imobilidade Espontânea, Rodolfo Carvalho separou algumas dicas para aplicar em 2022:
1 – Adequar a carga horária com os colaboradores;
2 – Dar um prêmio ao funcionário do bimestre, como uma viagem;
3 – Garantir plano de carreira;
4 – Fazer e receber feedback (escute seu colaborador);
5 – Separar um orçamento para bonificar os melhores colaboradores (não precisa ser um trabalho feito pelo gestor de RH; o ideal é investir em um software que promova igualdade e imparcialidade na bonificação).
Sobre a Incentivar.io | Primeira Incentivetech da América Latina, a empresa de software de incentivo Incentivar.io está há 3 anos no mercado colaborando com o sucesso das empresas por meio do Marketing de Incentivo, uma plataforma feita para engajar, premiar pessoas e ajudar empresas a usarem seus dados de forma estratégica e inteligente. Rodolfo Carvalho, CEO da Incentivar, com experiência em marketing há mais de 10 anos, conta com uma equipe de 50 colaboradores em São Paulo. A Incentivar está dentro das melhores empresas/marcas, como Siemens, Coca Cola, Creditas, Hypera, Grupo Petrópolis, Omint, Purina, Sicoob e Wizard, dentre outras. A empresa de software de incentivo vem ditando os avanços do mercado e é referência em inteligência de dados para equipes em curto, médio e longo prazo.
(Fonte: Queissada Comunicação)