Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Estúdio 41 recebe mostra de Maria Cecilia de São Thiago

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: Maria Cecilia de São Thiago.

O Estúdio 41 recebe a partir de 8 de março a exposição “Unforgettable”, com obras da fotógrafa Maria Cecilia de São Thiago. “Fotografar e manipular imagens é pensar na profundidade das relações humanas”, define Cecília. Foi com esse pensamento que, em 2015, a artista iniciou o restauro e a edição de negativos estereográficos em chapa de vidro feitos por seu pai entre 1929 e 1944, com a intenção de provocar uma viagem no tempo e na memória dos seus irmãos mais velhos, que hoje têm por volta de 90 anos.

Visto que o acesso ao passado por meio de fotografias depende não apenas da memória, mas, também, de uma construção narrativa, Maria Cecilia sempre traz consigo uma dimensão incorporadora de ficção e surrealismo. A artista criou um universo a partir de registros de família e das histórias que lhe foram contadas ao longo de sua infância, protagonizadas por seu pai e seus quatro irmãos mais velhos mais de duas décadas antes de seu nascimento. São quase 100 anos de fotografia que retratam as memórias de seus familiares e criam um laço de ancestralidade e pertencimento.

Fazendo o uso das ferramentas e dos dispositivos atuais, a artista transforma essas imagens captadas há quase um século em diários visuais poéticos de uma vivência que gostaria de ter tido, propiciando assim uma auto cura pela fotografia e diminuindo a saudade que sempre teve de coisas que não conheceu.

As obras refletem a visão que a artista tinha dos irmãos pequenos. Como “Em busca do tempo perdido”, de Marcel Proust, tenta tornar presente o ausente na busca de materializar a saudade de uma época não vivida. As imagens conseguem exemplificar de maneira muito precisa a ideia de que a arte fotográfica também é construção do passado, sem a necessidade do elemento discursivo.

O trabalho remete a um ideário popular, pois os álbuns de família são elementos muito presentes em nossa cultura, construindo história e memória. “Eu retomo os negativos em vidro de fotografias estereoscópicas dos meus irmãos, feitas por meu pai entre 1929 e 1944, e faço uma releitura dessas imagens, criando um vai e vem entre tempos e espaços, com o intuito de criar uma possibilidade de materialização da saudade que sinto de um tempo que não vivi”, comenta a artista Maria Cecilia de São Thiago, sobre “Unforgettable”, também registrada em fotolivro.

Para Diógenes Moura, curador da exposição, “Maria Cecília trabalha com a memória, com uma fotografia que conta uma história muito pessoal, sendo, ao mesmo tempo, um valioso registro histórico. Em um insistente processo de criação e pós-produção, ela inventa uma outra história: junta o passado e o presente como um filme de sua própria vida”.

O primeiro estudo para esta série, batizado de “Eu Sei, Sim, Onde Ela Mora”, em referência a uma música composta pelo seu pai, recebeu o primeiro lugar para Fotolivros na convocatória Px3 e foi exposto em Paris em julho de 2021. Nesta exposição no Estúdio 41, os exemplares do fotolivro “Unforgettable” estão disponíveis para venda.

Sobre Maria Cecilia de São Thiago | Nascida em São Paulo, Maria Cecilia de São Thiago é designer gráfica, designer de joias e fotógrafa. Ela viveu seis anos em Munique, na Alemanha, e seu trabalho tem uma forte influência de artistas de língua alemã. Seus trabalhos foram exibidos ultimamente em Paris, Caen, Florença, Roma e Budapest, onde recebeu prêmios em destaque. É coeditora na coluna do site TheAppWhisperer.com e seus trabalhos estão à venda na Galeria Online de Londres.

Estúdio 41 | Um espaço voltado à reflexão e discussão sobre o fazer artístico da fotografia – esse é o mote do Estúdio 41, projeto que ocupa o conjunto 41 do prédio 1254 da Rua Pedroso Alvarenga, no Itaim Bibi, zona sul de São Paulo. Com direção artística do curador e escritor Diógenes Moura e comandado pelas sócias Dani Tranchesi e Paula Rocha, o espaço cultural apresenta projetos de fotógrafos emergentes e consagrados em uma programação de exposições, exibição de filmes, lançamento de livros e conversas sobre a linguagem fotográfica.

Serviço:

Exposição “Unforgettable”, de Maria Cecilia de São Thiago

Abertura: terça-feira, 8 de março de 2022

Período expositivo: de 8 de março a 16 de abril de 2022

Funcionamento: segunda a sexta das 11h às 19h, sábado das 10h às 13h

Local: Estúdio 41

Endereço: Rua Pedroso Alvarenga, 1254, cj. 41, Itaim Bibi – São Paulo, SP

Agendamento pelo WhatsApp do Estúdio – (11) 99452-3308

Entrada Livre

Instagram: @41_estudio.

(Fonte: a4&holofote comunicação)