Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Grupo de Indaiatuba oferece aulas gratuitas de patinação no Ginásio de Esportes

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

Ferramenta transformadora da sociedade, nos últimos anos o esporte reforçou sua importância para a recuperação da saúde física e mental de seus praticantes, em meio ao combate à pandemia. Foi assim que a gerente escolar Camila Stathopoulos, de 39 anos, buscou forças para enfrentar o diagnóstico de transtorno ansioso depressivo e recuperar uma antiga paixão: a patinação. Assim surgia o grupo Patinando Depois dos 30, que se reunirá todos os domingos, das 8h às 10h, no Ginásio Municipal, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria Municipal de Esportes.

“Em 2020, adoeci e recebi o diagnóstico de transtorno ansioso depressivo. Foi quando meu médico passou o tratamento e ressaltou a importância da prática do esporte”, conta Camila, gerente escolar na Escola Estadual Dom José de Camargo Barros. “Sempre fui avessa a praticar qualquer tipo de esporte. Mas então lembrei que, quando criança, gostava de patinar. Foi então que, 25 anos depois, comprei os patins e, com a ajuda do meu marido, Eduardo Stathopoulos, passei a treinar”, revela.

Voltar a patinar aos 38 anos de idade foi um grande desafio e Camila compreendeu que poderia haver outras mulheres na mesma situação. “Quando percebi, já éramos quatro patinadoras e logo começaram a chegar famílias e crianças também”, comemora. “Atualmente, contamos com cerca de 100 praticantes da patinação de diversas idades”.

Projeto

As reuniões semanais aconteciam aos sábados, em diversos pontos da cidade. “Gostaríamos de alcançar mais famílias e crianças, então levamos ao Marquinhos um projeto para trazer mais pessoas, oferecendo nosso apoio e experiência para novos praticantes da patinação, mostrando que todos são capazes”, enfatiza Camila.

Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos, secretário municipal de Esportes, abraçou o projeto. “A Secretaria está sempre aberta para projetos de incentivo ao esporte, como esse apresentado pelo Patinando Depois dos 30”, ressalta. “Então abrimos as portas do Ginásio e convidamos a população a conhecer essa iniciativa. E, o mais importante: a praticar uma atividade física”.

As reuniões do Patinando Depois dos 30 tiveram início no domingo, dia 13, das 8h às 10h, e acontecem semanalmente no Ginásio Municipal de Esportes, que fica na Avenida Visconde de Indaiatuba, 1250, Jardim Santiago. Para participar, é preciso levar os patins e o equipamento de segurança, composto por capacete, cotoveleira, munhequeira e joelheira.

Para saber mais sobre o Patinando Depois dos 30, acesse o Instagram (www.instagram.com/patinando_depois_dos_30) e o Facebook (www.facebook.com/patinandodepoisdos30) do grupo.

(Fonte: Assessoria de Imprensa | Prefeitura de Indaiatuba)