Em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Com o tema “Valorizar a Água é Preservar a Vida”, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) destaca esse ano a importância dos mananciais de Indaiatuba, com destaque ao Córrego do Barnabé, curso hídrico que mantém a preservação do meio natural do Parque Ecológico de Indaiatuba, um dos principais pontos turísticos do Município e que completa, em 2022, 30 anos de sua inauguração. O Parque Ecológico foi projetado pelo arquiteto e designer Ruy Ohtake.
A proposta da autarquia é, a partir deste tema, mostrar à população a necessidade da consciência ambiental e a preservação e proteção dos recursos hídricos do planeta e contar um pouco da história do Córrego do Barnabé, que em seus 11 quilômetros de extensão atravessa todo o Parque Ecológico e desagua no seu afluente, o Rio Jundiaí. A união deles transformou o local em um dos cartões postais da cidade.
QR Code | Para a divulgação da campanha, o departamento de Comunicação do SAAE desenvolveu uma cartilha sobre o Córrego que estará disponível digitalmente nas peças publicitárias e mídias sociais da autarquia por meio de um QR Code (código de resposta rápida). Com isso, o material institucional poderá ser lido pelas câmeras da maioria dos celulares. A ideia do QR Code vem ao encontro da proposta do SAAE com relação ao meio ambiente, procurando soluções eficientes e sustentáveis para informar sem necessidade de utilizar papel.
Mananciais
Indaiatuba tem sete mananciais para abastecimento. Além do Córrego do Barnabé, tem a Represa no Rio Capivari-Mirim, Represas do Morungaba e do Cupini, Ribeirão Piraí, Córrego do Batatinha e Rio Jundiaí. Mas é a partir do Córrego do Barnabé que é possível pensar como tudo começou e porque ele faz parte do desenvolvimento de Indaiatuba. Segundo consta na cronologia do Município, no século XVIII, foi na foz do Córrego que nasceu a cidade de Indaiatuba, quando o manancial era conhecido como Ribeirão Votura.
A cidade cresceu e hoje, no entorno do Parque Ecológico, cortado pelo Córrego Barnabé, se ergueram prédios, residências, comércios, a Prefeitura de Indaiatuba e muitos pontos conhecidos do Município, transformando o local em um espaço para diversas vertentes de lazer, cultura e esportes. O espaço é um dos pontos preferidos de encontro de amigos e famílias.
O tema água tem sido debatido há anos e precisa continuar sendo ressaltado para que as próximas gerações saibam valorizar esse bem tão precioso. O superintendente do SAAE, Engº Pedro Claudio Salla, ressalta que a água é o recurso natural mais essenciais para a sobrevivência da vida no planeta. “Nosso objetivo quando destacamos o Córrego do Barnabé nessa campanha é reforçar para todas as gerações a importância de todos preservarem e cuidarem dele, que está todo em perímetro urbano e é mais sujeito ao lixo e aos descartes irregulares que acabam poluindo”, destaca Salla.
O superintendente faz ainda um alerta: “Vamos pensar como seria nossa vida se não tivéssemos água para beber, cozinhar e tomar banho. A água faz parte do nosso dia-a-dia, sendo elemento essencial para todos os seres vivos do planeta. Assim, pequenas atitudes de cada cidadão são essenciais para a preservação dessa importante fonte de riqueza da natureza”, conclui.
Plantio | Para marcar da data em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, terça-feira, o SAAE e a Prefeitura de Indaiatuba promovem um plantio de árvores com os alunos da EMEB Prof. João Batista de Macedo. A previsão é que participem 60 crianças do 5º ano (Fase Inicial).
(Fonte: Assessoria de Imprensa | Prefeitura de Indaiatuba)