Nos dias 8 e 9 de abril, às 20h, o Teatro do SESI Amoreiras recebe a peça “As conchambranças de Quaderna – o caso do coletor assassinado”, de Ariano Suassuna. Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados no Meu SESI.
Ariano Suassuna (1927-2014) e suas personagens farsescas são fundamentais à compreensão dos atributos fundantes do povo brasileiro, da gente real e das artes da cena nacional. A partir deste entendimento do Brasil real, o diretor Fernando Neves mergulha nesse universo pelo viés e estética do circo-teatro apresentando uma montagem festiva, divertida e que acentua esses elementos míticos da nossa brasilidade.
O texto é de 1987 e conta a história de Pedro Dinis Quaderna, mesmo protagonista de “Romance d’A Pedra do Reino” (que completou 50 anos em 2021), também de Suassuna. A peça original é composta por três quiproquós e, nesta montagem, atém-se à primeira trama, intitulada de ‘O Coletor Assassinado’. Esse cobrador é denunciado por roubar os cofres públicos, em que o padrinho e protetor Dom Pedro Sebastião sentem-se obrigado a ampará-lo e escondê-lo para manter-se na liderança local.
“As Conchambranças de Quaderna” é uma fusão de jogos cômicos que leva o público ao riso catártico e curativo, muito próximo às brincadeiras populares do Nordeste.
Sobre o Viagem Teatral | O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias.
FICHA TÉCNICA
Texto: Ariano Suassuna. Direção: Fernando Neves. Elenco por ondem de entrada: Jorge de Paula, Fábio Espósito, Guryva Portela, Henrique Stroeter, Carlos Ataíde e Bruna Recchia. Músico ao vivo: Abuhl Júnior.
Cenografia: Manuel Dantas Suassuna e Guryva Portela. Trilha sonora: Renata Rosa e Caçapa. Pinturas e desenhos exclusivos para a montagem: Manuel Dantas Suassuna. Cenotécnica: Zé Valdir e Marcelo Andrade.
Figurino e Adereços: Carol Badra. Assistência de figurino: Bruna Recchia. Boneco: Mestre Zé Lopes Patrimôniode Pernambuco. Costureira: Maria José de Castro. Criação de luz e operação: Rodrigo Bella Dona.
Identidadevisual peças gráficas: Ricardo Gouvêia de Melo. Produção: Cia. Vúrdon de Teatro Itinerante.
Serviço:
“As conchambranças de Quaderna – o caso do coletor assassinado”
Local: SESI Amoreiras – Avenida das Amoreiras, 450 – Pq Itália, Campinas/SP
Data e horário: 8 e 9 de abril, às 20h
Capacidade: 361 lugares
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa: 10 anos.
Gênero: Comédia
Informações: WhatsApp (19) 99642-1499
Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI. O ingresso tem validade até 15 minutos antes da apresentação. Os ingressos remanescentes serão distribuídos 10 minutos antes do início do espetáculo.
(Fonte: Comunicação SESI Campinas)