Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Museu da Casa Brasileira retoma Mercado das Madalenas

São Paulo, por Kleber Patricio

Imagem: divulgação.

O Museu da Casa Brasileira apresenta a nova edição do Mercado das Madalenas, feira de produtos autorais e exclusivos confeccionados por produtores da economia criativa paulista. O evento, dedicado ao Dia das Mães, será realizado nos dias 30 de abril e 1º de maio, sábado e domingo, das 10h às 20h. Os ingressos custam R$20 e R$10 (meia entrada).

A programação marca a retomada das feiras presenciais no MCB após dois anos suspensas devido à pandemia e, para tornar seguro esse retorno, ela será realizada no terraço e jardim da instituição, ambientes abertos e ventilados. As idealizadoras e curadoras, Inara Prudente e Mônica Isnard, aguardam com expectativa a volta do evento. “Vamos ver o jardim do museu ganhar ainda mais vida, com o nosso público aproveitando tudo o que o Mercado oferece. Isso tem um enorme significado após a pausa forçada”, diz Inara. “Não poderíamos estar mais felizes em retornar ao museu, com a segurança que o momento oferece, para reencontrar nossos amigos”, completa Mônica.

O Mercado das Madalenas tem como missão gerar oportunidades para produtores independentes apresentarem seus trabalhos e estreitarem relações com os consumidores. Assim, a edição deste ano contará com aproximadamente 90 expositores de diversos segmentos, como moda, decoração, joias, acessórios e presentes, além de variadas opções gastronômicas.

“Estamos felizes com essa retomada, pois o MCB também tem como missão estimular a economia criativa e valorizar o pequeno produtor ou artesão. O público contará ainda com uma extensa programação cultural com música, oficinas e a visitação nas exposições em cartaz”, acrescenta Giancarlo Latorraca, diretor técnico do Museu da Casa Brasileira.

Expositores participantes já confirmados: Adedo, AdoraPanos, Alê Feola Handmade, Aline Vito, Arbre, Ateliê Alaine Colucci, Atelier Arte e Estilo, Atelier Luciana Pivato, Bagbag, Barkoh, Beba Kiro, Bella Cuoca, Bossa Basics, Box 54 Food, Brunchport chocolates, Bume, b.uniq, ByAna Brasil, Cacau e Curas, Camila Romero, Casa Apolinária, Ceyla Lacerda, Cheeky Children, Clementine, Cria Casa, Cozinha Voilá, Dafna Edery, Eco.tube, Ele_co, Elektra Sports, Empório Santa Angela (Cantinho de Minas), Fabiana Zerbinatto, Famigerada Cachaça, Feito à mão Atelier Criativo, Grudado.7, Hada, HAYÔ, Iguana Eco, Jais H made, Jammies & Co., Jellone Persia, Juprá, Knefe & Baklawa, Lavender Gift e Plume, Leggieri Design, Lilah, Limoncello di Gagliardi, loomknitwear, Maria Sublime, MARIANO (antiga everlook), Marion Kopel, Maurício Duarte Brand, Mestiço Chocolates, Miemy Stilo, Mina, Moeê, Nauanin, Nua.co_, nuqi, NUZ, Ó a saia dela, Oficina 551, Pão de Queijo da Mineira, Para Dormir, Partú Acessórios, Pat Motta, Physalis, Plume Acessórios com Lavender, Presentice, Quinta do Quiriri, Rever, Roxanne Duchini, Sabrina Câmara Atelier, Santa Caftan, Sous Le Manteau Ceramica, Starfish, Studio Lica Soares, Tabatinguera, Tecicle (antiga LVND Bordados), TR3S de COPAS, Terral, Tutu Brands, Utopiar e Wu Atelier.

Sobre o MCB | O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo administrada pela Fundação Padre Anchieta, dedica-se, há 52 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Sobre o Mercado das Madalenas | O Mercado das Madalenas surgiu em 2012 a partir das sócias e amigas Monica Isnard e Inara Prudente Corrêa com a proposta de sair do conceito de shopping centers e grandes comércios, por isso tem altos critérios de seleção para seus expositores. O objetivo é gerar oportunidade para quem produz trabalhos de maneira autoral, de forma que os empreendedores possam divulgar seus serviços. Quando foi idealizado, a meta principal era reunir amigos em um ambiente que fosse agradável e, ao mesmo tempo, repleto de possibilidades, com o diferencial de permitir aos clientes conhecer melhor quem faz o que está exposto e também o processo de criação dos produtos.

Serviço:

Mercado das Madalenas

Dias 30 de abril e 1º de maio

Sábado e domingo, das 10h00 às 20h00

Ingressos: R$20 (inteira0 | R$10 (meia entrada)

Obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 e o uso de máscara.

Museu da Casa Brasileira

Av. Brig. Faria Lima, 2705 – São Paulo/SP

Tel.: (11) 3026-3900.

(Fonte: Assessoria de Imprensa | Museu da Casa Brasileira)