O Conservatório de Tatuí, considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, anuncia que estão abertas as inscrições para a 18ª edição do Concurso de Violino Paulo Bosisio. Os(as) interessados(as) têm até 18 de novembro para se inscreverem no site do Conservatório de Tatuí. De acordo com o edital, os pré-requisitos para participar do concurso são ser violinista, ter entre 14 e 27 anos e residir no Brasil. O Concurso Paulo Bosisio já é consagrado no segmento de Cordas Sinfônicas e, neste ano, será realizado em parceria com o Conservatório de Tatuí.
Destacado no cenário musical brasileiro como violinista, concertista, camerista e pedagogo, Paulo Bosisio faz parte do corpo docente da Universidade do Rio de Janeiro (Unirio), além de ser convidado em diversos seminários de música por todo o país. Com técnicas musicais trazidas da Alemanha por seu mestre, o violonista austríaco Max Rostal (1905-1991), Paulo Bosisio ocupa a cadeira vitalícia de nº 8 da Academia Brasileira de Música.
Para o gerente artístico musical do Conservatório de Tatuí, Renato Bandel, o concurso é um dos mais importantes do país por incentivar o desenvolvimento do violinista. “O evento já é tradicional, estamos indo para a 18ª edição com o principal objetivo de incentivar os jovens músicos a avançar na carreira e sair da zona de conforto, já que toda competição tem sempre metas a serem alcançadas. Nosso foco é estimular jovens violinistas a mostrarem todo o seu potencial”, destaca.
As provas do concurso serão realizadas de 2 a 4 de dezembro no Teatro Procópio Ferreira do Conservatório de Tatuí. Nestas datas, os(as) candidatos(as) inscritos(as) deverão participar de duas avaliações: provas eliminatórias e prova final. As peças para apresentação estão indicadas no edital.
Os(as) vencedores(as) podem ganhar até R$2,5 mil, a depender de cada categoria. Também concorrerão ao Prêmio Especial do Conservatório de Tatuí – um violino produzido artesanalmente por alunos(as) e professores do curso de Luteria da instituição – e ao Prêmio Especial Paulo Bosisio – um belo violino do autor francês Grandini (nome citado nos grandes catálogos), construído no início do século XX em Paris, em perfeito estado de conservação, outorgado pelo próprio Prof. Paulo Bosisio. Haverá, ainda, um prêmio de R$1,5 mil para o(a) melhor pianista acompanhador(a).
Serviço:
18º Concurso de Violino Paulo Bosisio
Inscrições: até 18 de novembro de 2022
Link de acesso ao edital no site do Conservatório de Tatuí.
(Fonte: Máquina CW)