Após uma temporada bem sucedida em Curitiba (PR), com público superior a 15 mil pessoas, a Casa dos Sentidos, criada com o intuito de traduzir em forma de expressões artísticas os sentimentos e vivências das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), está em busca de investidores para poder circular por outras regiões do país.
Para concretizar o futuro do projeto cultural, o principal formato de captação de recursos é através das leis de incentivo à cultura, como a Lei Rouanet, com enquadramento no Artigo 18, que disponibiliza aos patrocinadores cotas de investimento com benefício fiscal. “O patrocinador pode doar até 4% do seu IR e, com isso, contribuir para o fomento da produção cultural e geração de emprego e renda do setor”, explica Carolina Montenegro, gestora da Montenegro Produções Culturais, idealizadora da Casa dos Sentidos.
Segundo ela, é preciso ter em mente que a cultura também é uma causa importante, gerando mobilização social e reflexo direto na sociedade. “Muitas cidades já nos procuraram com a intenção de levar a exposição para seus habitantes, mas todo projeto de arte requer recursos que, infelizmente, nem todos os líderes municipais estão dispostos a ajudar”, conta. Após a temporada na capital paranaense, a Casa dos Sentidos pretende passar por São Paulo (SP), Brasília (DF) e Califórnia (EUA).
A experiência, assinada por artistas, designers e arquitetos renomados, é distribuída em ambientes sensoriais criados com ferramentas que estimulam os cinco sentidos do visitante. “São leituras, recortes e criações idealizadas a partir do universo sensível de crianças e adolescentes com autismo capazes de surpreender e emocionar o público. Uma verdadeira oportunidade de enxergar o mundo sob outra perspectiva”, finaliza Carolina Montenegro.
Para mais informações sobre como apoiar financeiramente o projeto cultural “Casa dos Sentidos”, acesse o site oficial da Montenegro Produções Culturais.
(Fonte: P+G Comunicação)