Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Museu Judaico passa a oferecer visita teatralizada

São Paulo, por Kleber Patricio

Os atores Marcellus Beghelle e Malu Frizzo. Fotos: Denise Magalhães.

Está em cartaz no Museu Judaico de São Paulo a visita teatralizada, que acontece aos sábados e tem como objetivo a interação com os visitantes por meio de educadores-atores que estão em contato com a história da imigração judaica em São Paulo. “Nas atividades, educadores e visitantes constroem conhecimento sobre a história e as tradições do povo judeu, em diálogo com outras culturas, com o presente e com a cidade de São Paulo”, explica Daniela Chindler, coordenadora do projeto.

O projeto propõe o olhar sobre a história da Beth-el e do Museu Judaico por meio do diálogo entre os educadores-mediadores e o público. Atores com roupas de época são os mestres de cerimônia desse percurso pelo prédio que hoje abriga o Museu Judaico e foi uma sinagoga. Os visitantes do museu são transportados para a primeira metade do século XX e conhecem a trajetória de imigrantes que chegaram a São Paulo de navio e aqui construíram uma nova vida.

Atividade para toda a família | As visitas estão disponíveis para o público em geral, escolas, ONGs e empresas de turismo, entre outros. Para agendar as visitas ou obter mais informações, o e-mail para contato é agendamento@museujudaicosp.org.br.

Sobre o Museu Judaico de São Paulo | Esta é a casa de “todos os povos”: assim está inscrito sobre a fachada da antiga sinagoga que agora acolhe este Museu. Fruto de uma iniciativa da sociedade civil acalentada por quase duas décadas, o Museu Judaico de São Paulo (MUJ) abre suas portas visando cultivar as diversas expressões, histórias, memórias, tradições e valores da cultura judaica, em diálogo com o contexto brasileiro, com o tempo presente e com as aspirações de seus diferentes públicos.

Serviço:

Museu Judaico de São Paulo

De terça a domingo, das 10h às 19h – entrada até às 18h. Fecha às segundas.

Endereço: Rua Martinho Prado, 128 – Bela Vista, São Paulo – SP

Contato: (11) 2075-3207 | agendamento@museujudaicosp.org.br

Redes sociais: http://novo.museujudaicosp.org.br/ | twitter.com/museujudaicosp | facebook.com/museujudaicosp | Instagram: @museujudaicosp.

Sobre o Núcleo de Educação e Participação

Educação e Participação é o núcleo de mediação cultural do Museu Judaico de São Paulo (MUJ), que desenvolve ações educativas e culturais para públicos de todas as idades de forma 100% gratuita. A programação de atividades gira em torno das exposições em cartaz e do prédio que hoje abriga o Museu Judaico, a antiga sinagoga Beth-El, construída em 1929, em arquitetura  bizantina. Visitantes de todas as idades poderão participar de visitas mediadas às exposições, visitas teatralizadas ao prédio, contação de histórias, mediação de leitura, oficinas e muito mais.

Educação: o programa produz experiências em que os visitantes constroem conhecimento sobre a história e a cultura judaica através do diálogo, da troca e do debate.

Participação: existe o compromisso de convidar diferentes perfis de públicos a se envolverem, fazerem parte do Museu e ajudarem na sua construção coletiva.

Serviço:

Núcleo de Educação e Participação

Visitas Agendadas

Escolas, ONGs e grupos particulares podem agendar visitas às exposições com os educadores.

Dúvidas e informações: (11) 2075-3207 | agendamento@museujudaicosp.org.br

Oficina Sobreposição de Memórias | Sextas e domingos, 14h07

Painéis móveis de acetato espalhados pelo MUJ são os suportes de desenho para uma oficina que traz reflexões sobre o prédio que abriga o museu, nosso patrimônio cultural.

Oficina Câmera Escura | Quartas, 14h; sextas, 11h30

A vivência convida os visitantes a explorarem a exposição Botannica Tirannica de Giselle Beiguelman usando uma câmara escura, aparelho óptico base da invenção da fotografia.

Oficina Caleidoscópio | Quartas, 11h30; sábados, 14h

Usando um caleidoscópio, os visitantes investigam a exposição Botannica Tirannica de Giselle Beiguelman, e como a Inteligência Artificial influenciou a artista.

Contação de Histórias | Sábados e domingos, 11h30

Apresentação de histórias da tradição judaica e de outros povos, para crianças e famílias.

Teatro de sombras “A cidade dos sussurros” | Quinta, 15h

Apresentação da história de uma cidade que resistiu à perseguição de judeus na Europa durante o Holocausto, com teatro de sombras.

Visita Teatralizada | Sábado, 15h

Atores com roupas de época são os mestres de cerimônia em um trajeto pelo prédio que hoje abriga o Museu, para todos os públicos.

Livro Vivo | Sábados e domingos, 16h

Leitura compartilhada de livros infanto-juvenis, para crianças e famílias.

As ações do núcleo de Educação e Participação do Museu Judaico de São Paulo são viabilizadas com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei nº 8.313/1991. Ele é um projeto original proposto pela Sapoti Projetos Culturais, em co-criação com o Museu Judaico de São Paulo. Em seu primeiro ano, em 2021, o projeto foi patrocinado pelo Grupo CCR.

(Fonte: a4&holofote comunicação)