Trabalhando a mediação de conflitos por meio das Artes e da Cultura, a ONG Favela Mundo tem muito o que comemorar em seus 12 anos, completados em setembro. A organização não governamental é a única no país a ser reconhecida pela ONU como “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”. O reconhecimento ocorreu no evento World Cities Day, em Nova York. A Favela Mundo também já representou o Brasil em outros nove eventos no exterior, sendo três deles na Organização das Nações Unidas.
Os mais de 10 mil alunos participaram do projeto, que deu nome à entidade Favela Mundo e realiza oficinas gratuitas de teatro, música e danças no contra turno escolar. Com um caráter itinerante, permanecendo um ano em cada comunidade, a ONG está atualmente em Acari, Caju e Cidade de Deus e está com matrículas abertas para novos alunos.
Um caso de amor pela dança
Na dança, Marcos Vitor de Moraes, de 17 anos, se encontrou: ele conheceu a Favela Mundo quando tinha 11 anos, na comunidade em que mora, no Engenho da Rainha, mas quando o projeto encerrou as atividades em seu bairro, resolveu ir atrás e continuar aprendendo, já que não havia outros projetos na sua região. “Fui para a Rocinha, Tomas Coelho, Acari e agora estou no Caju. Onde eu moro não tem projeto nenhum e aqui eu consigo fazer várias danças no mesmo dia. Estou fazendo danças brasileiras, hip-hop e jazz aqui, pego quatro ônibus, mas eu venho feliz porque vou dançar”, conta.
Arte como terapia
Wendy Sobrinho, de 19 anos, teve a Favela Mundo como um divisor de águas em sua vida. Quando começou a fazer as aulas de teatro e dança em Água Santa, ainda com 9 anos, sofria com TDAH, pois não conseguia se concentrar, mesmo tomando diversos remédios. “Eu brigava sem parar e por isso não tinha amigos. Depois que entrei pro ‘Favela’ mudou tudo isso. Meu psicólogo me deu alta, diminuí os remédios e melhorei na escola. O projeto acabou virando minha família e tenho amigos até hoje da época que comecei em 2012”, comenta.
Ainda há vagas para crianças e jovens
Atenção, moradores de Acari e do Caju: o projeto Favela Mundo está com 200 vagas em oficinas gratuitas de teatro, hip-hop, musicalização, violão, jazz e danças brasileiras. O foco são crianças e adolescentes de 7 anos a 18 anos e o único pré-requisito é estarem estudando.
O projeto Favela Mundo é patrocinado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, LAMSA e Metrô Rio, via Lei do ISS.
Serviço:
Favela Mundo completa 12 anos e está com matrículas abertas para crianças e jovens, em Acari e no Caju. Para se inscrever em uma das oficinas é necessário estar matriculado em uma escola.
Acari – Av. Prefeito Sá Lessa, 229 – Acari, na Escola Municipal Daniel Pisa.
Caju – Rua General Sampaio, 74 – fundos, na Associação A Arte Salva Vidas.
Conheça mais sobre a ONG clicando aqui ou (021) 2236-4129.
(Fonte: Agência IS)