A Virada SP chega a Indaiatuba no final de semana de 15 e 16 de outubro e traz na programação sucessos da música e do teatro. Os Paralamas do Sucesso, Ira! e a peça “Eu de Você”, com Denise Fraga, estão entre as mais de 20 atrações que serão apresentadas nas 24 horas da maratona cultural.
A partir da Virada SP, Indaiatuba passa a fazer parte dos municípios com o título de capital cultural do Estado em 2022. A Virada SP é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo, com gestão da Amigos da Arte. O evento será distribuído em pontos diferentes da cidade, como a alça de acesso à Prefeitura de Indaiatuba, que terá dois espaços para as atividades culturais, a Estação Ferroviária e o Casarão Pau Preto.
“Com Indaiatuba, completamos 12 cidades contempladas pela Virada SP, que leva para o interior e litoral do estado uma programação diversa e alinhada com os anseios da população local”, diz Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, idealizadora e gestora do evento desde a primeira edição.
A programação será aberta ao público no sábado (15) a partir das 11h com a apresentação do Jazz na Kombi no Casarão Pau Preto, que também recebe o Jogos no Mundo, atividade lúdica para toda a família, além da apresentação de “Frankenweenie”, na sessão Pontos MIS, entre outros.
Os dois palcos da Alça da Prefeitura recebem shows consagrados da cena musical nacional e internacional, como Ira!, Os Paralamas do Sucesso, O Teatro Mágico e Os Mutantes, além do som heavy metal de Udo Dirkschneider, ex-vocalista do Accept.
O Palco Aeródromo recebe, no sábado (15), Andrew Tosh, filho e sobrinho de dois ícones do reggae, Peter Tosh e Bunny Wailer, respectivamente. Lá também se apresentarão As Mercenárias, Rico Dalasam e Assucena, que ficou seis anos à frente da banda As Baías. Assucena foi indicada duas vezes ao Grammy Latino e recebeu dois Prêmios da Música Brasileira. Em Indaiatuba, apresenta “Minha Voz e Eu”, show de estreia de sua carreira.
Teatro
Para quem gosta de teatro, a atriz Denise Fraga participa da Virada SP com a peça “Eu de Você”, onde comemora os seus 35 anos de atuação com o seu primeiro projeto solo, que também é sua criação e direção de Luiz Villaça, onde mostra histórias reais, costuradas por pérolas da literatura e música, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba).
“Gostaria de agradecer mais uma vez a parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo e a Amigos da Arte neste retorno presencial à programação da Virada SP, além do título de capital cultural do Estado em 2022”, conta a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Temos realizado diversos eventos que movimentam não somente Indaiatuba, mas toda a região, e a programação desta Virada SP chega para coroar este momento especial. Todos estão convidados”.
Indaiatuba é o 12º município a receber a Virada SP este ano. No começo de agosto, Adamantina e Ubarana inauguraram o evento, que voltou ao formato presencial depois de dois anos realizados virtualmente em função do isolamento imposto pela pandemia. Todas as 22 cidades foram selecionadas por chamamento público, realizado pelo governo do Estado de São Paulo.
Virada SP
A Virada SP é uma maratona de arte e cultura com apresentações de linguagens variadas realizadas por artistas e grupos consagrados regional, nacional e internacionalmente. As atividades acontecem durante 24 horas consecutivas em espaços públicos e privados. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público. Em 2020 e 2021, o evento assumiu o formato virtual, em função do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, mas manteve a parceria com cidades selecionadas, sempre por meio de chamadas públicas.
Este ano, a Virada SP volta ao modo presencial e, como nas edições anteriores, dá o título de Capital Cultural do Estado de São Paulo aos 22 municípios escolhidos – Adamantina, Iguape, Ilha Solteira, Paraibuna, Santa Fé do Sul, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio do Pinhal, Ubarana, Botucatu, Mairiporã, Registro, Santa Bárbara d’Oeste, Votuporanga, Itapevi, Santos, Bertioga, Itanhaém, São Sebastião, Campinas, Presidente Prudente, São José dos Campos e Indaiatuba. As cidades de Santa Rita do Passa Quatro, Ubarana, Santo Antônio do Pinhal, Paraibuna, Adamantina e São Sebastião participam de forma inédita do evento.
Além de fomentar e democratizar o acesso à cultura, a Virada SP, parte do programa #JuntosPelaCultura, é um grande incentivador da arte local que une estado, prefeituras e segmentos artísticos a fim de desenvolver a cultura e a economia criativa em todas as regiões do estado.
A Virada SP de 2022 tem um investimento de R$15,7 milhões, orçamento recorde na história das Viradas pelo Governo do Estado. A previsão é que, mais uma vez, o impacto econômico seja significativo com destaque para a geração de empregos diretos e indiretos nas regiões participantes.
PROGRAMAÇÂO VIRADA SP INDAIATUBA (Todos os eventos na madrugada acontecem do sábado para o domingo)
Alça Prefeitura – Alça Nilson Cardoso de Carvalho, s/n° – Jd. Esplanada II (em frente à Prefeitura)
Palco Prefeitura
Sábado (15/10)
18h U.D.O.
21h Ira!
Domingo (16/10)
0h Os Paralamas do Sucesso
12h Getúlio Abelha
15h O Teatro Mágico
18h Os Mutantes
Palco Aeródromo
Sábado (15/10)
17h Crypta
20h As Mercenárias
23h Andrew Tosh
Domingo (16/10)
14h Rico Dalasam
17h Assucena
Estação Ferroviária – Praça Newton Prado, s/n° – Centro
Domingo (16/10)
9h Locomotiva a Vapor nº 10
10h Grupo de Choro do Núcleo Nabor Pires Camargo
Ciaei – Sala Acrísio de Camargo – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 – Jd. Regina
Sábado (15/10)
18h Eu de Você – Denise Fraga
22h15 Os Condenados – Os Sátyros
Domingo (16/10)
0h30 Humor aos Pedaços – Marcelo Mansfield e Guilherme Uzeda
11h O Bricabraque – Parlapatões
15h O Grande Tesouro – Cia. Márcio Araujo
18h Riobaldo – Grande Sertão: Veredas – Gilson de Barros
Casarão Pau Preto – Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jd. Pau Preto
18h às 18h Jogos do Mundo
Sábado (15/10)
11h Jazz na Kombi
14h Jazz na Kombi
15h Pontos MIS: Frankenweenie
17h Jazz na Kombi + Bocato.
(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)