Os Programas de Educação Ambiental Educa Água e Na Trilha das Águas, coordenados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) e pela Prefeitura de Indaiatuba, atenderam 25.679 alunos de Indaiatuba e região no período de janeiro a setembro de 2022.
O Programa Educa Água tem como objetivo aumentar a disponibilidade hídrica por meio da redução do consumo de água, com ações e informações sobre a importância do uso consciente da água, e desenvolvido com todos os alunos do Ensino Básico do Município.
Entretanto, a educação não pode ficar de fora da revolução tecnológica, por isso, foram disponibilizados para os estudantes tabletes e dispositivos eletrônicos contendo seis vídeos de animação com os temas Ciclo da Água, Estados da Água, Bacia Hidrográfica, Tratamento de Água, Água é Vida e Onde Está a Água.
Já o Na Trilha das Águas leva, nesse ciclo de 2022, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino e de escolas da região ao Museu da Água para despertar nos alunos uma consciência ambiental através do estudo do meio. No Museu, as visitas são guiadas por monitores que dão informações sobre a importância da água de uma forma ampla, global e local, contando e vivenciando em uma exposição a história do abastecimento na cidade finalizando o roteiro em uma trilha no entorno da Represa do Cupini, primeira captação de água para abastecimento público do município de Indaiatuba, formada por uma nascente onde as crianças têm a experiência de beber sua água diretamente da fonte. No passeio, recebem informações sobre a mata ciliar no entorno do lago, formada por Mata Atlântica e Cerrado. O Programa também atende uma das diretivas do Programa Verde Azul, do Governo do Estado.
Atividades como essas são de grande importância para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na preservação do planeta por meio de mudanças no consumo dos nossos recursos naturais, tão importantes para a manutenção da vida.
(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)