No mês de novembro, a coletiva Fanfarrosas realiza uma temporada de apresentações gratuitas do espetáculo “As Presepadas de Gitirana no Terreiro de Dona Dindinha” no Programa Biblioteca Viva, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo e Prefeitura de São Paulo.
O grupo se apresenta no dia 16 de novembro (quarta-feira), às 10h, na Biblioteca Thales Castanho de Andrade, na Freguesia do Ó, em 17 de novembro (quinta-feira), às 14h, na Biblioteca Malba Tahan, na Zona Sul, e no dia 18 de novembro (sexta-feira), às 14h, na Biblioteca Hans Christian Andersen, no Tatuapé.
As últimas apresentações da temporada acontecem no dia 22 de novembro (terça-feira), às 14h, na Biblioteca Aureliano Leite, Zona Leste, dia 29 de novembro (terça-feira), às 14h, na Biblioteca José Mauro de Vasconcelos, Zona Norte, e 30 de novembro (terça-feira), às 14h, na Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda, Itaquera.
Em uma grande festa de encantarias e histórias, “As Presepadas de Gitirana no Terreiro de Dona Dindinha” traz situações e figuras populares da sociedade em seus lugares de destaque e protagonismo dentro do teatro de mamulengo, mesclando culturas paulistas e nordestinas.
Com auxílio e direção de Natália Siufi, que é fundadora do Grupo Teatral Parlendas e co-fundadora do Grupo Xingó, o Coletivo Fanfarrosas iniciou sua pesquisa sobre o Mamulengo no Brasil em janeiro de 2022, tendo como inspiração histórias de mulheres retirantes e a cultura popular brasileira.
Sobre a Coletiva Fanfarrosas
Fanfarrosas nasce em 2019, em uma trajetória de pesquisas multiculturais que englobam linguagens como música, palhaçaria, arte de rua e cultura popular. Utilizando manipulação de bonecos e instrumentos de materiais recicláveis, as Fanfarrosas contam e cantam histórias, executando um vasto repertório com músicas das infâncias, MPB e ritmos como coco, cavalo marinho, cacuriá e baião.
“Partilhamos da vontade de discutir temas que nos atravessam como a pluralidade de gêneros na comicidade, a valorização da cultura popular no país e a arte de rua como facilitadora de acesso ao público”, explica o coletivo.
Mais informações em www.facebook.com/fanfarrosas e www.instagram.com/fanfarrosas.
FICHA TÉCNICA
Brincantes: Coletiva Fanfarrosas – Giovanna Paixão, Luana Pereirinha | Roteiro e texto: Fanfarrosas e Natália Siufi | Direção: Natália Siufi | Confecção: Fanfarrosas, Danilo Cavalcante e Maria do Carmo | Confecção da empanada: Bel Lopes – Glória de Goitá | Pintura empanada: Fanfarrosas e Ijür Sanso | Operação de som: Fanny Cabanas | Musicistas: Naiara Perez e Jaque da Silva |Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Produção: Fanfarrosas.
Serviço:
“As Presepadas de Gitirana no Terreiro de Dona Dindinha” com Coletiva Fanfarrosas
Sinopse: Benedite vendedore ambulante, Rosquelina e seu boi fujão, Padre Lobrobró enviado de Jericó e a cobra Gitirana que só arruma confusão. Uma grande festa que mescla culturas nordestinas e paulistas cheias de encantaria, brincadeiras e memórias. Um teatro de mamulengo que traz situações e causos da sociedade, dando protagonismo à figuras populares e distintas do cotidiano.
Duração: 50 minutos
Classificação Livre – Grátis
Quando:
16 de novembro de 2022 (quarta-feira) – Horário: 10h – Onde: Biblioteca Thales Castanho de Andrade – Endereço: R. Dr. Artur Fajardo, 447 – Freguesia do Ó, Zona Noroeste, São Paulo – SP
17 de novembro de 2022 (quinta-feira) – Horário: 14h – Onde: Biblioteca Malba Tahan – Endereço: R. Brás Pires Meira, 100 – Jardim Susana, Zona Sul, São Paulo – SP
18 de novembro de 2022 (sexta-feira) – Horário: 14h – Onde: Biblioteca Hans Christian Andersen – Endereço: Av. Celso Garcia, 4142 – Tatuapé, São Paulo – SP
22 de novembro de 2022 (terça-feira) – Horário: 14h – Onde: Biblioteca Aureliano Leite – Endereço: Rua Otto Shubart, 196 – Parque São Lucas, Zona Leste, São Paulo
29 de novembro de 2022 (terça-feira) – Horário: 14h – Onde: Biblioteca José Mauro de Vasconcelos – Endereço: Praça Comandante Eduardo de Oliveira, 100 – Parque Edu Chaves, Zona Norte, São Paulo – SP
30 de novembro de 2022 (terça-feira) – Horário: 14h – Onde: Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda – Endereço: Rua Victório Santim, 44 – Itaquera, São Paulo – SP.
(Fonte: Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini)