De 15 a 18 de dezembro, quinta a domingo, a Cinemateca Brasileira realiza a Mostra Infanto-Juvenil de Animação com uma programação totalmente gratuita. Com a chegada das férias escolares, crianças e adultos terão a oportunidade de ver e rever clássicos do cinema de animação em versões dubladas, como “A noiva cadáver” ou ainda a sessão especial de “A viagem de Chihiro” em película 35 mm na tela externa da Cinemateca.
Paralelamente, a mostra traz também sucessos mais recentes como” Kubo e as cordas mágicas” e o brasileiro “O menino e o mundo”, indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação e vencedor de mais de 45 prêmios, incluindo Melhor Longa de Animação e Prêmio do Público no Festival de Annecy.
A programação inclui ainda curtas-metragens de diferentes países, como África do Sul, Turquia e Reino Unido, compondo, junto aos longas, um mosaico plural da produção cinematográfica de animação.
A Mostra Infanto-Juvenil de Animação reinaugura a programação dedicada a esse público na Cinemateca Brasileira, que seguirá em 2023 com sessões mensais.
Serviço:
Mostra Infanto-Juvenil de Animação
De 15 a 18 de dezembro – grátis
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana – São Paulo (SP)
Horário de funcionamento:
Espaços públicos – de segunda a segunda, das 8 às 18h
Salas de cinema – conforme a grade de programação
Biblioteca – de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados
Sala Grande Otelo (210 lugares + 4 assentos para cadeirantes)
Sala Oscarito (104 lugares)
Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão.
Quinta-feira, 15 de dezembro
15h – Sala Oscarito
“Belly Flop” (África do Sul, 2018, 5 min, digital, livre)
Direção: Jeremy Collin
Sinopse: Uma garotinha aprendendo a saltar na piscina é recompensada por sua persistência, pois não se desencoraja por uma nadadora mais experiente que rouba a cena.
“Kubo e as cordas mágicas” – Kubo and the Two Strings (Japão/EUA, 101 min, digital, 10 min)
Direção: Travis Knight
Sinopse: Kubo invoca acidentalmente um espírito maligno que busca vingança e é obrigado a desvendar o mistério de seu falecido pai samurai e seu arsenal místico. Além disso, ele deve descobrir seus próprios poderes mágicos.
Comentários: Indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação e de Melhores Efeitos Visuais.
Sexta-feira, 16 de dezembro
15h – Sala Oscarito
“A Wale’s Tale” (Reino Unido, 2018, 3min, digital, livre)
Direção: Robin Celebi, Giovanna Utichi
Sinopse: Uma baleia usa sua cauda para ajudar outros animais a se libertarem do plástico jogado no mar. Na praia, uma criança tenta diminuir a quantidade de lixo na areia. Aos poucos, outros seres marítimos e pescadores começam a ajudar na limpeza.
“A Noiva Cadáver” – Corpse Bride (Reino Unido | EUA, 2005, 77 min, digital)
Direção: Tim Burton, Mike Johnson
Elenco: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Emily Watson
Sinopse: Victor se casa acidentalmente com uma noiva morta, que lhe apresenta o mundo dos mortos. O que começou como um equívoco pode tornar-se uma história de amor.
Comentários: Indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação.
Sábado, 17 de dezembro
15h30 – Sala Oscarito
“Lé com Cré” (Brasil, 2019, 5min, digital, livre)
Direção: Cassandra Reis
Sinopse: Dinheiro, medo e coisas de menino e menina são temas apresentados por algumas crianças de um jeito fofo e esquisito, segundo sua própria experiência.
“O Menino e o Mundo” (Brasil, 2013, 80min, digital, livre)
Direção: Alê Abreu
Elenco: Emicida, Vinicios Garcia, Nana Vasconcelos
Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.
Comentários: Indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação. Vencedor de mais de 45 prêmios incluindo Melhor Longa de Animação e Prêmio do Público no Festival de Annecy e Melhor Longa Independente no Annie Awards.
Domingo, 18 de dezembro
18h30 – Área Externa
“The Garden” | Bahçe (Turquia, 2016, 7′, digital, livre)
Direção: İdil Ar Uçaner
Sinopse: Uma garotinha cresce em meio à natureza, mas tem que se mudar para o cinza da cidade. Em meio às destruições que a cercam, ela encontra um refúgio onde florescer.
“A Viagem de Chihiro” | Sen to Chihiro no kamikakushi (125′, 35mm)
Direção: Hayao Miyazaki
Sinopse: Chihiro é uma garota de 10 anos que descobre um mundo secreto de espíritos estranhos, criaturas e feitiçaria. Quando seus pais são misteriosamente transformados, ela deve recorrer à coragem que nunca soube que tinha para se libertar e devolver sua família ao mundo exterior.
Comentários: Aclamada pela crítica internacional, a obra é frequentemente citada como uma das melhores da década de 2000 e uma das melhores animações de todos os tempos. O filme foi vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003, tornando-o o primeiro (e único) filme desenhado a mão e que não tenha o inglês como língua original a vencer essa categoria.
Cinemateca Brasileira
A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social.
O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.
Instagram: @cinemateca.brasileira
Facebook: @cinematecabr
Twitter: cinematecabr
(Fonte: Trombone Comunica)