Em 2019, o Bom Retiro, na região central, foi eleito o 25º bairro mais cool do mundo pela revista britânica Time Out. Considerada o coração têxtil de SP – um dos mais importantes do segmento no país –, a região é conhecida por acolher imigrantes sírios, libaneses, turcos, africanos, israelitas, italianos, portugueses e sul-coreanos, entre outros, tornando-se rica em cultura e gastronomia.
Pensando em toda essa diversidade cultural e miscigenação, confira uma lista com os espaços mais legais para aproveitar as férias no Bom Retiro, com lugares que vão de restaurantes e museus, até um mega hub dedicado exclusivamente aos apaixonados por moda e pela cultura coreana. Confira:
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Com sede em um edifício neoclássico inaugurado em 1905, a Oficina Oswald de Andrade oferece diversas atividades gratuitas de formação e difusão cultural que abordam diferentes linguagens artísticas, como artes cênicas, artes visuais, audiovisual, gestão cultural, literatura, moda, exposições, espetáculos de dança, teatro e música, entre outras.
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Considerada um dos mais importantes museus de artes visuais do Brasil, a Pinacoteca é o museu mais antigo da capital paulista. Também fundada em 1905, ela conta com um acervo permanente com cerca de 9 mil obras focado na arte brasileira do século 19, mas também recebe inúmeras exposições contemporâneas. Além da estrutura charmosa, que por si já é suficiente para fazer belas fotos, o prédio conta com um café super agradável com vista para o parque da Luz.
Namu Coworking
Com nome inspirado pela cultura coreana, país de origem de suas fundadoras o Namu Coworking é o primeiro mega hub de moda do Brasil e respira novas tendências. Localizado no Shopping Ksquare, o maior da região, o espaço conta com 2,4 mil m², totalizando 400 posições dedicadas ao trabalho colaborativo, ateliê de corte e costura, showrooms, salas para workshops e reuniões, espaços para palestras, eventos e desfiles, shooting de 35 salas privativas, auditórios, lounge, rooftop e área kitchen, além de estúdios equipados para sessões de fotos e gravação de vídeos e podcasts. Durante a Copa do Mundo de 2022, a arena do Namu foi o maior polo de transmissão dos jogos coreanos e reuniu imigrantes para ver os jogos da Coreia, sendo destaque em diversos veículos. O espaço é destinado não só aos que desejam trabalhar, mas também aos que desejam conhecer um pouco mais sobre moda e a cultura do país asiático.
Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto
A primeira sinagoga do Estado de S. Paulo, construída em 1912, foi transformada no memorial fundado em 2016 para preservar a cultura judaica e honrar a memória de seus imigrantes. Além de receber mostras esporádicas, há uma exposição permanente sobre o Holocausto. Entre as inúmeras peças expostas, o Memorial traz verdadeiras preciosidades; dentre elas, o “Diário de Viagem de Henrique Sam Mindlin”, texto escrito em 1919, quando o garoto de apenas 11 anos, já no navio, narra sua jornada de Odessa até o Rio de Janeiro.
Bellapan Bakery
Considerada uma das padarias coreanas mais tradicionais do Brasil, a Serafina Ahn comercializa doces e salgados inspirados na Coreia – e o melhor, todos adaptados ao paladar brasileiro. Eles também têm opções nacionais, mas os destaques ficam por conta dos produtos orientais, entre eles o feijão azuki, bolinho de arroz com feijão que nada se parece com a refeição nacional. Vale a visita.
Bistrô da Sara
Fundado há mais de 60 anos, o bistrô é um dos restaurantes mais frequentados da região. Com um clima acolhedor, o espaço serve almoços e jantares, tudo no sistema à la carte. Com uma culinária contemporânea, o espaço é reconhecido por seu cuidado personalizado, além da originalidade de sabor. Entre os pratos famosos está o salmão caramelizado com molho de laranja e gengibre.
Estação da Luz
Por fim, nada melhor do que poder conhecer todos esses roteiros de transporte público. Neste sentido, a melhor opção é a Estação da Luz , que possui um prédio histórico tombado na década de 1080 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat). Além da estação, a construção ocupa o Jardim da Luz e abriga o Museu da Língua Portuguesa, mais um roteiro imperdível para os que desejam passear na região do Bom Retiro, além da já citada Pinacoteca e a clássica Sala São Paulo.
(Fonte: Tangerina Conteúdo)