Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Seminário “Pelas ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos, 1893-1976” acontece no dia 27/1

São Paulo, por Kleber Patricio

Direitos de imagem: A2 Imagem.

Dia 27 de janeiro acontece o seminário “Pelas Ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos, 1893-1976”. A atividade, feita em colaboração com a organização Terra Foundation for American Art, tem como objetivo refletir, a partir das obras e temas da exposição, a respeito das transformações das cidades, dos ritmos e dinâmicas da vida. O evento acontece gratuitamente de maneira online, dia 27 de janeiro, a partir das 17h, no Youtube da Pinacoteca – não é necessária inscrição prévia.

Esta exposição e seus programas são resultado da parceria e do generoso apoio da Terra Foundation for American Art e também contam com o apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. Saiba mais aqui.

Confira a programação completa:

17h-17h10 – Abertura institucional: David Hodge, Cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo e Jochen Volz, diretor geral da Pinacoteca de São Paulo.

17h10-17h55 – Paisagens urbanas, comunidades e conflitos: Peter Wang, com mediação de Valeria Piccoli.

17h55-18h40 – Reivindicações e conflitos no espaço urbano: Amy Chazkel, com mediação de Fernanda Pitta.

Sobre a exposição:

A exposição “Pelas ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos. 1893-1976”, em colaboração com a organização Terra Foundation for American Art, fica em cartaz na Pina Luz até 30 de janeiro.

A mostra reúne 150 obras, de 78 artistas; dentre eles, reconhecidos nomes da arte norte americana, como Andy Warhol e Edward Hopper, além de trabalhos de Charles White, Emma Amos, George Nelson Preston, Jacob Lawrence e Vivian Browne, entre outros.

As obras em exposição datam de 1893 — ano da Exposição Universal, em Chicago, nos Estados Unidos, evento que marca a primeira vez que o Brasil se apresenta internacionalmente como um país republicano e alinhado com os valores políticos dos EUA — até 1976, celebração do bicentenário da independência americana.

A mostra explora os modos como a modernidade se manifesta na produção artística norte americana a partir das transformações das cidades e da observação dos ritmos e dinâmicas da vida nos grandes centros urbanos.

(Fonte: Pinacoteca de São Paulo)