Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Itu faz 413 anos e museus da cidade ajudam a contar sua história

Itu, por Kleber Patricio

Foto: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/41/Igreja_matriz_de_Itu.jpg.

Itu completa 413 anos de fundação nesta quinta-feira, dia 2 de fevereiro. Para relembrar e saber um pouco mais sobre fatos e personagens importantes nesses mais de quatro séculos de história, o público pode conferir os acervos dos diversos museus presentes na cidade.

Supervisora do Museu Republicano de Itu, a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego lembra que a instituição, além de se dedicar ao movimento republicano e à primeira fase da República Brasileira, trata também da história de Itu e região, com ênfase no século 19, destacando artistas desse período. “Temos em nosso acervo importantes documentos e peças que nos ajudam a contar parte da história de Itu. Elas podem ser conferidas tanto em exposições, permanentes ou temporárias, como também por meio de consultas pré-agendadas ao nosso acervo”, esclarece a supervisora.

Atualmente, no prédio do Centro de Estudos do Museu Republicano há duas exposições em cartaz. Uma delas apresenta como foi a participação de Itu na Revolução de 1932. A outra conta como foi a participação de Itu no processo de independência do Brasil e como a data foi comemorada ao longo dos séculos.

Além do Museu Republicano (assim como o Centro de Estudos, a Casa da USP também pertence à instituição), para conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, o público pode visitar o Museu da Energia (Rua Paula Souza, 669) e o Museu da Música (Rua Floriano Peixoto, 480).

História do Museu Republicano

O Museu Republicano de Itu. Foto: Por Mariordo Mario Roberto Duran Ortiz – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7366209.

O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX e tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

(Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada)