Os anos entre a queda do Império Romano do Ocidente no século V e a Reforma Protestante ganham destaque no novo livro do jornalista e historiador Dan Jones, “O poder e os tronos”. A obra abrange os mil anos de história do período conhecido como “Idade Média”, começando nas ruínas de Roma, saqueada em 410 d.C., até os primeiros contatos entre povos originários e europeus no século XVI, mostrando como o Ocidente foi reconstruído sobre as ruínas de um Estado em colapso e moldou o mundo como é conhecido hoje.
Para Jones, há três pontos cruciais que possibilitaram o sucesso das heranças históricas da era: comércio, conquista e cristianismo. Ao longo dos capítulos, a obra desbrava cada estágio da história e conta como as potências ocidentais prosperaram atraindo – ou roubando – as ideias e os recursos mais valiosos do planeta. Frequentemente subestimada e alvo de piadas, já que a palavra “medieval” costuma ser utilizado como um termo ofensivo para se referir à ignorância, Dan explica que a Idade Média foi forjada por grandes forças presentes atualmente: mudanças climáticas, pandemias, migração em massa e revoluções tecnológicas.
Dividida em quatro grandes seções cronológicas, a narrativa perpassa continentes e séculos, investigando diversas áreas da história – desde leis e guerras até à arte e à literatura. Dan Jones conta como as grandes nacionalidades europeias surgiram e se estabeleceram e como os sistemas ocidentais de lei e governança foram codificados, além de estabelecer um panorama da forma que as igrejas cristãs amadureceram como instituições poderosas e reguladoras da moralidade pública, enquanto a arte, a arquitetura e a investigação filosófica e científica passaram por períodos de transformações revolucionárias.
Com o objetivo de entreter, mas, sobretudo informar, “O poder e os tronos” é uma obra que não aborda apenas o poder político, mas também o humano. Ao misturar uma escrita narrativa com uma análise profunda, Dan Jones lança nova luz sobre locais icônicos, como Roma, Paris, Veneza e Constantinopla, mas também sobre algumas das pessoas mais famosas e notórias da história, como Joana D’Arc, Santo Agostinho e profeta Maomé. À medida que a sociedade enfrenta um ponto de virada crítico no próprio milênio, Dan Jones desconstrói a caricatura da “Idade das Trevas”, onde o período medieval é visto como uma época de noite intelectual permanente, e mostra que conhecer o passado e o que ficou de legado importa mais do que nunca.
Ficha técnica:
Título: O poder e os tronos
Autora: Dan Jones
Tradução: Claudio Carina
ISBN: 978-85-422-2143-5
Páginas: 672 p.
Preço livro físico: R$169,90
Selo Crítica – Editora Planeta.
Sobre o autor | Dan Jones é historiador, radialista e jornalista premiado. Seus livros, incluindo “Templários”, publicado pela Editora Planeta, já venderam mais de um milhão de cópias em todo o mundo. Ele escreveu e apresentou dezenas de programas de TV, como a aclamada série da Netflix e do Channel 5 “Secrets of Great British Castles”. Por dez anos, Dan escreveu uma coluna semanal para o Evening Standard e seus textos também apareceram em jornais e revistas como The Sunday Times, The Daily Telegraph, The Wall Street Journal, Smithsonian, GQ e The Spectator.
Sobre o Selo Crítica | Criado na Espanha, em 1976, e disponível no Brasil desde 2016, o selo Crítica é conhecido pela qualidade de seus títulos na área de história, ensaios e divulgação científica. Niall Ferguson, Mary Beard, Miguel Nicolelis, Noam Chomsky e Antony Beevor estão entre os principais autores no Brasil.
(Fonte: Editora Planeta)