Uma parceria entre a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC) e a empresa industrial SEW-Eurodrive Brasil vai modificar o cenário da formação profissional para a indústria do futuro. Já está aberto, em Indaiatuba, o curso Mecatrônica Industrial 4.0, que será o único no Brasil a permitir uma formação técnica em todos os conceitos e aplicações da indústria 4.0.
Desta forma, a cidade de Indaiatuba, na Região Metropolitana de Campinas (SP), se torna um hub nacional de formação para profissionais das indústrias do futuro, gerando um benefício econômico e social para toda a economia brasileira. A iniciativa é tocada pela Prefeitura de Indaiatuba, um dos principais polos industriais do país, e pela SEW-Eurodrive Brasil, empresa de origem alemã com fábrica em Indaiatuba que se caracteriza por intensa inovação tecnológica e vanguarda na aplicação de conceitos 4.0 no Brasil.
“A FIEC é uma escola referência em ensino técnico e profissionalizante, com capacidade de atender as necessidades de formação das empresas. A fundação tem investido em avanços para ampliar seu atendimento e melhorar ainda mais a qualidade do ensino, sempre com o objetivo de formar mão de obra qualificada e cidadãos aptos a contribuir com a comunidade por meio de seu trabalho”, diz o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar.
O curso Mecatrônica Industrial 4.0 nasce com certificação conferida pelo MEC. A primeira turma iniciou em julho deste ano. Ao longo da formação, os alunos poderão aprender na prática o que é robótica, análise de dados computacionais na produção, interação entre elementos mecânicos e eletrônicos, Internet das Coisas, veículos logísticos autônomos e diversas outras soluções que compõem o futuro da produção industrial no mundo.
Para o diretor-geral da SEW-Eurodrive Brasil, Alexandre dos Reis, “a indústria está indo na direção do 4.0. E o mercado é muito carente de mão de obra. Não há escolas especializadas em formar o profissional preparado para digitalização de indústrias, sistemas de robótica e operação de AGVs, por exemplo. Montamos essa parceria com a FIEC para fazer essa formação. Há poucas iniciativas assim no Brasil e, da maneira como faremos com a FIEC, será a única em todo o país”.
A criação deste curso é um novo capítulo na já existente parceria entre FIEC e SEW-Eurodrive Brasil. A empresa investiu recursos próprios para criar o curso e a Fundação aportou seus recursos humanos, educacionais e instalações físicas. A primeira turma será composta por colaboradores da SEW-Eurodrive Brasil. Após a primeira turma, o curso ficará como um legado da parceria, à disposição de empresas e profissionais de todo o Brasil. Assim, a cidade de Indaiatuba ganha ainda maior relevância para a indústria brasileira por meio de sua fundação de educação e cultura. Em tempos de intenso debate sobre neoindustrialização, o município se posiciona na ponta de lança das perspectivas de futuro para o setor industrial.
Além da abertura do curso de Mecatrônica Industrial 4.0, a parceria entre FIEC e SEW-Eurodrive Brasil prevê também a construção de um laboratório de tecnologias industriais 4.0. Neste laboratório, a SEW-Eurodrive Brasil irá fornecer equipamentos e sistemas para profissionais de todo o Brasil aprenderem na prática. “Por meio desse curso, trabalhado a quatro mãos, nós podemos fazer a capacitação dos colaboradores da SEW, bem como a capacitação de todos os alunos da FIEC, beneficiando tanto a empresa como a comunidade indaiatubana como um todo”, diz Lucas Konishi, coordenador de Mecânica, Automação Industrial, Eletroeletrônica e Mecatrônica da FIEC.
“O aprofundamento dessa parceria entre a SEW e a FIEC mostra o comprometimento de nossos professores e técnicos, e aponta o importante papel que a Fundação exerce nesses 40 anos de história para projetar Indaiatuba no cenário nacional, destacando-se no desenvolvimento econômico e social”, afirma o superintendente da FIEC Geraldo Garcia.
Os representantes da FIEC e da SEW-Eurodrive Brasil estão à disposição da imprensa para entrevistas, reportagens, gravações nas instalações da fundação e da empresa, participação em podcasts, programas de TV, publicação de artigos e quaisquer outras comunicações a respeito da iniciativa.
(Fonte: Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação/Prefeitura de Indaiatuba)