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Mostra “A Sorte está Lançada”, de Alexandre Ignacio Alves, celebra a abstração na Casa do Olhar, em Santo André

Santo André, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

O artista visual Alexandre Ignacio Alves apresenta a mostra solo “A Sorte está Lançada” na Casa do Olhar, em Santo André, no ABC paulista. Com texto e curadoria de Ana Avelar, a mostra reúne cerca de 35 pinturas recentes, de 2017 a 2023, que exploram a abstração.

O trabalho, inédito ao público, é um desdobramento da pesquisa do artista sobre a paisagem e uma das inspirações são os muros das cidades, em que as camadas de tinta, poluição e intervenções de todos os tipos se fazem presentes, criando assim uma superfície que se pode chamar uma pintura espontânea. Signos urbanos e cores supersaturadas também fazem parte dessa série.

O título “A Sorte está Lançada” (Alea jacta est, em latim) remete aos jogos de dados comuns na Roma Antiga, mas ficou imortalizada pelo general romano Júlio César (100 a.C.–44 a.C.) quando toma o poder de Roma, numa guerra que durou 5 anos, expulsando Pompeu – que foge para o Egito, onde é morto. E também remete ao “jogo” da pintura abstrata, que nunca foi explorada pelo artista. “É uma continuidade lógica das sínteses que eu considerava nas paisagens produzidas por mim anteriormente”, afirma o pintor, que apresentou, em 2019, a mostra/projeto “Preto sobre Preto” no Programa de Exposição do Centro Cultural São Paulo – CCSP.

“A questão principal é mostrar a produção abstrata de Alexandre, pois ela (abstração) está voltando ao centro da discussão da arte contemporânea. E por inúmeros motivos, ela pode falar de misticismos e questões identitárias, até por que permite que muita gente – inclusive fora do meio artístico (leigos, como chamamos informalmente) se aproxime para contemplar e poder viver a arte de forma sensível”, diz a curadora Ana Avelar.

Três décadas de produção | No ano em que comemora 30 anos de carreira, Alexandre Ignacio Alves participa de quatro exposições quase que simultâneas, sendo elas duas solos (“Ascensão” no FAMA Museu, em Itu, e “A Sorte está Lançada” na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André, com curadoria de Ana Avelar) e duas coletivas (“Aquisições Recentes – Coleção de Arte da Cidade” no CCSP e “Jaraguá 1135M”, com curadoria de Laerte Ramos, na Oficina Cultural Oswald de Andrade – ambas em São Paulo).

Sobre o artista

Alexandre Ignácio Alves nasceu em 1968, em São Paulo, onde vive e trabalha. Estudou educação artística na Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, em 1998. Participou de três mostras coletivas que obtiveram destaque em 2022: 40ª edição Arte Pará – Casa das onze janelas – Belém, que ficou entre as três melhores exposições do ano pela votação popular a revista SeleCT; Coleção MAR Mais Enciclopédia Negra – Museu de arte do Rio – Rio de Janeiro, que obteve enorme visitação de público e cobertura da imprensa local carioca e a “+100 = 22 /Quantos patos na lagoa? ” – Galeria Virgílio / SP e Galeria Conviv’Art | UFRN, que comemorou o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Entre as suas principais mostras, estão “Margens de 22: Presenças Populares” no Sesc Carmo; “Entre Paisagens e Estados da Alma” – Galeria B_arco – SP-Arte Viewing Room, em 2020; “Arte Invisível” – Oficina Cultural Oswald de Andrade – São Paulo e “Abraço coletivo” – Atelier

397 – São Paulo, ambas em 2019; “Pictura Ut Diversitas” Memorial da América Latina, em 2007; Exposição inaugural do Museu Afrobrasil – São Paulo e 33 anos do Salão Bunkyo – São Paulo, ambas em 2004;  Arte em Movimento – SESC Pompéia – São Paulo, em 1998; Circuito Interno versão 3 – MAB FAAP – São Paulo e Tannan International Art Competition – Fukui, Japão, ambas em 1996; Salão Bunkyo – São Paulo e 25ª Anual da FAAP – São Paulo, ambas em 1995.

Realizou a curadoria da mostra “Metrópolis: Contenitori di quali contenuti?” Rome Film fest 2007 – Seleção dos artistas brasileiros – Roma, além de ter obras em acervos públicos como o SESC, Museu da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS e no Museu de Arte do Rio – MAR.

Sobre a curadora | Ana Avelar é professora de Teoria, Crítica e História da Arte na Universidade de Brasília (UnB). Lá, coordenou curadorias para a Casa Niemeyer entre 2017 e 2021, sendo também curadora responsável pelo Programa de Residência Artística Internacional OCA. Como docente, ministra cursos nas áreas de crítica e curadoria, com especialização em arte brasileira. Desde outubro de 2019, assina a coordenação geral da Academia de Curadoria, que é um Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPq/UnB composto por pesquisadores de diversas cidades do Brasil reunidos em suas múltiplas habilidades. Sua proposta é ser laboratório de práticas curatoriais e crítica de arte sem fórmulas ou modelos preestabelecidos.

Sobre a Casa do Olhar Luiz Sacilotto | A Casa do Olhar promove, pesquisa e estimula reflexões no campo das artes visuais. Estão sob sua gestão o edifício onde está sediada a Casa, o Salão de Exposições do Paço e a Pinacoteca de Santo André. Organiza o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto e a Bienal de Gravura, além de ações formativas e educativas por meio de cursos, oficinas e residências artísticas.

Serviço:

Mostra solo “A Sorte está Lançada” do artista visual Alexandre Ignacio Alves texto e curadoria Ana Avelar

Abertura: 16 de setembro de 2023 (sábado) | 14h-18h

Visita: 16/9–21/10/2023 (terça a sexta, das 10h às 12h e 13h às 17h e, aos sábados, 10h às 15h)

Local: Casa do Olhar – Rua Campos Sales, 414 – Centro – Santo André – SP

Site: https://culturaz.santoandre.sp.gov.br/espaco/5/

Tel.: (11) 4992-7730

Valor: gratuito

Faixa etária: livre

Redes sociais:

Alexandre Ignacio Alves: @alexandre_ignacio_alves | Ana Avelar: @ana_candida_de_avelar | Casa do Olhar: @casadoolharoficial.

(Fonte: Marmiroli Comunicação)