Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Peixe, camarão e polvo: chef ensina como chegar ao ponto perfeito dessas proteínas

Fortaleza, por Kleber Patricio

O chef Francisco Souza. Fotos: divulgação.

O oceano está repleto de verdadeiros tesouros para a culinária: peixes, crustáceos e moluscos são uma das iguarias mais exploradas na cozinha de frutos do mar. No entanto, esses ingredientes, além de carregarem o sabor do oceano, têm como forte particularidade a delicadeza da sua cocção. Para alcançar o ponto perfeito das muito apreciadas proteínas marinhas, é preciso atenção aos detalhes, segundo o chef Francisco Souza, à frente do Ponza Frutos do Mar, restaurante referência em culinária com insumos do mar em Fortaleza.

O profissional destaca alguns segredos utilizados no Ponza para o preparo e cozimento impecável de peixes, camarões e polvos. Confira:

Peixe: um toque de maestria

A chave para cozinhar um peixe perfeito reside na simplicidade e no respeito aos ingredientes, segundo Souza. “A qualidade do peixe é fundamental. No Ponza, sempre buscamos os peixes mais frescos e sustentáveis e isso faz toda diferença em nossos pratos”, pontua.

A primeira dica do chef é não exagerar nos temperos. “Apenas um toque de azeite de oliva, sal e pimenta são suficientes para realçar o sabor do peixe”, diz ele. Além disso, a temperatura é crucial. “Cozinhar em fogo médio-baixo ajuda a manter a suculência do peixe. E lembre-se de virar apenas uma vez para evitar que se desfaça”.

Camarão: doçura e sabor do mar

Destacar o sabor natural dos camarões é outra especialidade do Ponza Frutos do Mar, segundo o chef. “Camarões têm uma doçura natural que deve ser respeitada”, afirma. Para o ponto perfeito, Souza recomenda cozinhar até que os camarões fiquem rosados e firmes. “Não exagere no tempo de cozimento, pois podem ficar emborrachados. O segredo é o controle do tempo e do calor”, destaca.

Polvo: a tentação das texturas

Segundo o chef Francisco, o polvo é um ingrediente ousado, mas mais simples do que parece. “O segredo do polvo é cozinhá-lo devagar para que fique macio, mas sem perder a textura”, explica. Para isso, o chef sugere cozinhar o polvo em água salgada com aromáticos como alho e folhas de louro até que ele esteja macio – o que geralmente leva cerca de uma hora. “Depois disso, um rápido banho na grelha para dar um toque de defumado e textura crocante”, aconselha. “No Ponza, esses pratos além de muito sabor ganham vida por meio das mãos talentosas do chef Francisco Souza. Desfrutar de uma refeição no Ponza é vivenciar uma experiência gastronômica que celebra o melhor do mar e os seus sabores frescos e autênticos”, destaca Gabrielle Nobre, sócia-diretora do Grupo OE.

Sobre o Grupo OE | Em atividade há mais de 27 anos, o Grupo OE é um dos principais fomentadores da gastronomia, entretenimento, eventos e cultura no Ceará. Operando em diferentes áreas e setores da economia, a organização é amplamente reconhecida por seu trabalho e legado. Por meio do seu principal braço, a Oficina de Eventos, a empresa já realizou mais de 8.000 eventos de todos os portes. Recentemente a companhia ampliou sua atuação, abrindo três casas gastronômicas em Fortaleza: Cortile, Ponza e Babbi.

Serviço:

Funcionamento do Restaurante: ter a qui 11h30 às 15h30 e 18h às 0h; sex e sáb 11h30 às 0h e dom 11h30 às 22h.

Endereço: R. Vicente Leite, 520 – Loja 01 – Meireles, Fortaleza (CE)

Contato:  (85) 98142-1509

Reserva: https://www.getinapp.com.br/fortaleza/ponza.

(Fonte: Capuchino Press)