Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Turismo rodoviário registra alta de 80% e cai no gosto do consumidor brasileiro

Brasil, por Kleber Patricio

Foto: divulgação/Abrati.

O turismo rodoviário brasileiro registrou este ano aumento de 80% na compra de passagens vendidas, se comparado com o mesmo período em 2019. É o que revelam dados da ClickBus. Responsável por movimentar a economia, cultura, comportamentos e até mesmo a política dos países, o turismo é um mercado tão relevante que ganhou até dia, 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo. Estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), a data celebra a versatilidade do negócio, que pode ser realizado de diversas formas e por meios de locomoção distintos. No entanto, há lugares em que o único acesso ao destino final é exclusividade dos ônibus interestaduais ou internacionais.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Brasil tem uma malha rodoviária de aproximadamente 1,7 milhões de quilômetros e quase 18 mil ônibus habilitados para o transporte interestadual e internacional de passageiros. Esse número atende a mais de 119 milhões de usuários por ano, que viajam a passeio, trabalho ou por motivos pessoais.

Outros indicadores são encontrados no levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), que mostra que mais de 42,5 mil ligações municipais são cobertas pelo setor rodoviário regular. Dentre elas, 96% das cidades só são acessadas pelo transporte terrestre. E essas são as linhas mais procuradas para turismo em feriados, por exemplo. “O nosso país é rico em cultura, história e tem um meio ambiente convidativo para quem gosta de se aventurar em novos lugares. Os viajantes podem conhecer o Brasil de ponta a ponta se locomovendo apenas por meio dos ônibus interestaduais. Além de ser uma opção segura e em conta, no trajeto é possível admirar o percurso das lindas paisagens desse país continental. É uma experiência única”, observou a conselheira da Abrati, Letícia Pisnechi.

As convidativas riquezas brasileiras na rota do turismo rodoviário

Repleto de pontos turísticos, o Brasil tem trajetos restritos por diversos fatores e a preservação ambiental é uma delas. Em Minas Gerais, por exemplo, o Capitólio, região da Serra da Canastra, famosa pelos queijos e outras delícias da região, é um dos destinos mais procurados para o ecoturismo. A 280 quilômetros de distância de Belo Horizonte, só é possível chegar ao local de carro ou no ônibus, que sai direto da rodoviária da capital.

Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul é outra cidade bastante movimentada pelo turismo. Ideal para quem gosta de frio e para os amantes de um bom vinho, o local faz parte da Rota da Uva e do Vinho, na Serra Gaúcha. Mais de 120 quilômetros separam a região da capital Porto Alegre, local que também só possui acesso por meio do transporte terrestre.

Hábito cada vez mais frequente na vida das pessoas, viajar se tornou ainda mais convidativo ao ficar a poucos cliques de distância do embarque. Hoje, o mercado dispõe de aplicativos que são verdadeiros aliados dos apaixonados pela vida nas estradas. A ClickBus, maior plataforma de soluções para viajantes e viações rodoviárias no Brasil, está consolidada como facilitadora da vida dos viajantes.

Ao tornar a compra das passagens mais práticas, rápidas, acessíveis e ágeis, a companhia torna realidade o sonho de conhecer novos destinos e viver novas aventuras. Na plataforma é possível comprar e acompanhar todos os detalhes em tempo real, além de receber informativos com dicas da cidade de destino. Com mais de 200 empresas regulares incorporadas ao ecossistema, a ClickBus conta com quase 5 mil destinos no Brasil. “Atualmente, bastam alguns cliques na tela do celular ou do computador e, quase instantaneamente, o usuário acessa o bilhete da viagem com todas as informações necessárias para o embarque. É um serviço completo para os passageiros de ônibus interestaduais”, concluiu Letícia.

Abrati | A Abrati é uma associação de classe de âmbito nacional que representa os segmentos do transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. Sua atuação se concentra no aperfeiçoamento da qualidade do serviço, combate ao transporte irregular, melhorias das condições de infraestrutura e apoio nas rodovias, ampliação da segurança, comunicação eficiente, busca de parcerias para soluções de problemas e um permanente esforço pela unidade da classe.

ClickBus | A ClickBus é a maior plataforma de soluções para viajantes rodoviários, viações e parceiros do Brasil e possui um completo e eficiente ecossistema de soluções digitais e financeiras do setor. Fundada em 2013 com o propósito de viabilizar “momentos únicos e transformadores viajando de bus”, a empresa tem parceria com mais de 210 viações regulamentadas, o que garante a segurança do usuário dentro da maior capilaridade de destinos no mercado rodoviário nacional. A ClickBus superou a marca de 51 milhões de viajantes, sendo responsável por movimentar R$1,5 bi, com taxa de crescimento anual (CAGR) de 56%. Está em 1º lugar entre os apps do setor em Google Play Store e Apple Store e é chancelada pelos selos Innovative Workplaces Brasil 2023, da MIT Technology Review e o RA1000, selo de excelência máxima no atendimento, segundo o Reclame Aqui.

(Fonte: FSB Comunicação)