Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Investimento em produtos e tecnologia melhora qualidade da água em Indaiatuba (SP)

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Fotos: Eliandro Figueira.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Indaiatuba, município da Região Metropolitana de Campinas (SP), buscando melhorias e aprimoramento no processo de tratamento da água, acaba de adotar duas iniciativas que merecem destaque: a implantação de dióxido de cloro nas Estações de Tratamento de Água I e III (Vila Avaí e Pimenta) e a contratação de uma empresa especializada na implantação de sistemas de alta capacidade de dosagem de carvão ativado.

A água distribuída pelo SAAE sempre atendeu ao padrão de potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde. As medidas que estão sendo adotadas visam aperfeiçoar ainda mais os processos adotados nas estações de tratamento, principalmente quanto à remoção de substâncias com potencial de causar gosto e odor na água, substâncias produzidas por gêneros específicos de algas que não apresentam toxidade ao consumo, mas que podem apresentar odor característico, mesmo em baixíssimas concentrações, e ser notado por consumidores com mais sensibilidade (gosto e odor são parâmetros medidos em uma escala de 0 a 6).

O dióxido de cloro, um oxidante e desinfetante de grande reputação que está sendo implantado nas ETAs, é um composto que se destaca por sua alta reatividade, residual relativamente persistente, baixa formação de compostos organo-halogenados, capacidade de inativar microrganismos e eficácia na remoção de compostos que podem causar gosto e odor, tornando a água mais agradável ao paladar.

Outra medida importante é a contratação de uma empresa especializada na implantação e operação de sistemas de alta capacidade de dosagem de carvão ativado nas ETAs, produto utilizado no processo de adsorção que possui eficiência comprovada na remoção de substâncias orgânicas que causam gosto e odor e remoção de subprodutos da oxidação, entre outros. O carvão ativado já é utilizado nos sistemas de tratamento de água do SAAE há décadas; no entanto, a atual contratação é para a implantação de sistemas com alta capacidade de preparo e dosagem, visando atender futuras demandas em períodos críticos e prolongados de estiagens.

Para o superintendente do SAAE, Engº Pedro Claudio Salla, essas iniciativas refletem o compromisso da autarquia de continuar fornecendo água de qualidade aos consumidores e o comprometimento de manter a água segura e potável.

(Fonte: SAAE Indaiatuba)