Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Galeria Marilia Razuk apresenta coletiva ‘A confissão, o diário e o retrato’

São Paulo, por Kleber Patricio

Obra de José Leonilson. Fotos: Ana Pigosso.

A Galeria Marilia Razuk apresenta uma exposição coletiva com José Leonilson, Débora Bolzsoni, Guerreiro do Divino Amor, Johanna Calle, Maria Laet, Panmela Castro, Rafael Alonso, Seba Calfuqueo, Sergio Romagnolo e Vinicius Gerheim e curadoria de Ademar Britto. Partindo da característica autobiográfica, traço marcante na obra do artista José Leonilson, a exposição coletiva ‘A confissão, o diário e o retrato’ tem como objetivo investigar como outros artistas contemporâneos utilizam o confessional, o diário e o autorretrato para revelar aspectos íntimos de suas vidas e psiques.

“A ideia surgiu com a proposta de fazer a mostra sobre (e não do) Leonilson. Todos leem a sua obra ao contrário, como se ele tivesse começado a fazer os diários e apontamentos sobre o cotidiano depois de se descobrir HIV positivo. Ele já operava nessa chave”, afirma o curador, que pensou no título quando estava selecionando os núcleos da mostra.

Obra de Johana Calle.

A exposição convida o público a mergulhar na intimidade dos artistas, proporcionando uma experiência reflexiva e pessoal sobre as muitas maneiras como a arte pode espelhar e moldar nossa compreensão de nós mesmos e do mundo ao nosso redor.

Serão apresentados uma escultura de Débora Bolzsoni, fotografia de Maria Laet, desenhos e pintura de Panmela Castro, mixed meia de Guerreiro do Divino Amor, pintura de Sérgio Romagnolo e Vinicius Gerheim, vídeo e fotografia de Seba Calfuqueo, trabalho em tecido de Johanna Calle e um Políptico de Rafael Alonso.

“Seu legado é importantíssimo, pois seu trabalho é sobretudo muito político e levantou questões como saúde, escolhas de vida/sexualidade e por ter se dedicado totalmente à arte, sem fazer concessões”, diz o curador, que é membro do Conselho Curatorial do Solar dos Abacaxis, no Rio de Janeiro.

Obra de Maria Laet.

Ademar Britto é curador com formação em Estudos Curatoriais pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage, além de ter frequentado como aluno especial o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ. Tem realizado textos críticos e exposições tanto de artistas emergentes quanto de artistas históricos. É curador do programa SOLO da Feira de Arte do Rio de Janeiro – ArtRIO desde 2022. Membro do Conselho da Plataforma Internacional Contemporary.

Também é médico com formação sanduíche na Universidade do Estado do Amazonas e Université René Descartes-Sorbonne Paris V, especializado em Cardiologia e Mestre em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia do Rio de Janeiro.

Serviço:

A confissão, o diário e o retrato (coletiva)

Artistas: José Leonilson, Débora Bolzsoni, Guerreiro do Divino Amor, Johanna Calle, Maria Laet, Panmela Castro, Rafael Alonso, Seba Calfuqueo, Sergio Romagnolo e Vinicius Gerheim

Curadoria: Ademar Britto

Exposição: 17/ago – 5/out/2024 | segunda a sexta, 10h30–19h;  sábado, 11h–16h

Local: Galeria Marilia Razuk – Sala 1

Rua Jerônimo da Veiga, 131 – Itaim Bibi, São Paulo, SP

Entrada gratuita

https://www.galeriamariliarazuk.com.br | www.instagram.com/galeriamariliarazuk/.

(Fonte: Com Erico Marmiroli/Marmiroli Comunicação)