Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Cisne Negro Cia de Dança apresenta nova temporada de ‘Dança nos Hospitais’

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: Reginaldo Azevedo.

Em parceria com a Supera Farma, a Cisne Negro Cia de Dança dá continuidade ao projeto Dança nos Hospitais, que teve início em 2016. A iniciativa tem como objetivo levar apresentações pocket do clássico ‘O Quebra-Nozes’, apresentado com maestria pela companhia paulista há 40 anos, a instituições de saúde, proporcionando momentos de leveza e bem-estar para pacientes, profissionais da saúde e visitantes.

A temporada de 2024 contemplará 5 instituições, sendo que a primeira apresentação está marcada para o dia 24 de setembro no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). No dia 25, a companhia se apresenta no ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. A agenda segue com apresentações no Hospital Municipal Vila Santa Catarina no dia 10 de outubro, Incor, no dia 16 de outubro, AACD Ibirapuera no dia 17, e no Hospital das Clínicas no dia 18 de outubro. Para a diretora artística da companhia, Dany Bittencourt, o projeto tem um significado especial. “Este projeto é muito importante para a Cisne Negro. Estamos no quinto ano e levar a alegria da dança e da arte aos hospitais, atendendo pacientes e equipe médica, é realmente muito gratificante”, ressalta.

Já para a Supera Farma, que tem a missão de levar a maior diversidade de medicamentos ao maior número de médicos e pacientes, provendo soluções em saúde e transformando vidas, apoiar o projeto Dança nos Hospitais é uma forma de reafirmar seu compromisso com a mudança positiva nas vidas que impacta.

As apresentações

Com a trilha sonora de Tchaikovsky e um longo histórico de apresentações e participações especiais, ‘O Quebra-Nozes’ é uma das obras mais icônicas do repertório da Cisne Negro Cia de Dança. As apresentações foram cuidadosamente adaptadas para o formato pocket de modo a criar uma experiência acessível e emocionante dentro do ambiente hospitalar, oferecendo um momento para contemplação à arte, esperança e alegria.

O projeto faz parte do compromisso da Cisne Negro Cia de Dança com a inclusão e a democratização da arte, levando o amor pela dança a novos públicos. As apresentações ocorrem nos saguões dos hospitais com a participação de dois a três casais de bailarinos do elenco da companhia. Sempre que possível, após as apresentações, que possuem duração média de 30 minutos, os bailarinos visitam outras áreas das instituições, como leitos e UTIs. Desde sua criação, o projeto já impactou mais de 10 mil pessoas, proporcionando uma conexão entre arte e saúde em um ambiente onde a recuperação e o cuidado são prioridades.

Sobre a Cisne Negro Cia de Dança

Fundada em 1977 por Hulda Bittencourt, a Cisne Negro Cia de Dança é uma das mais renomadas companhias de dança contemporânea do Brasil. Com quase cinco décadas de história, a companhia é reconhecida pela inovação artística, técnica apurada e um repertório diversificado que abrange clássicos do balé e criações contemporâneas. A Cisne Negro tem se destacado tanto em palcos nacionais quanto internacionais, representando o Brasil em importantes festivais e turnês em países como Alemanha, Estados Unidos, China, Africa do Sul, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Escócia, Espanha, Inglaterra, Moçambique, Paraguai, Romênia, Tailândia e Uruguai, onde o grupo exibiu-se como um modelo de trabalho dentro da dança brasileira, construído com profissionalismo e paixão.

A companhia é conhecida por suas montagens criativas, incluindo a tradicional temporada de ‘O Quebra Nozes’, realizada anualmente, que se tornou um marco na cena cultural brasileira. Com uma equipe de talentosos bailarinos e sob a direção artística de Dany Bittencourt, a Cisne Negro continua a encantar e desafiar plateias ao explorar novos horizontes na dança.

A Cisne Negro Cia de Dança tem em seus valores a inclusão e está sempre atenta à acessibilidade do público, buscando garantir que sua arte seja apreciada por todos. Com um compromisso inabalável com a excelência e a promoção da arte, a companhia segue firme em sua missão de transformar e enriquecer a vida cultural por meio da dança.

(Fonte: Com Vanessa Luckaschek/Luar Conteúdo)