Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Brasília celebra a arte postal com primeira bienal internacional e lançamento de selo exclusivo

Brasília, por Kleber Patricio

O RELAC – Comitê Regional de Latino América e El Caribe da Associação Internacional de Artes Plásticas (AIAP) apresenta a realização da Primeira Bienal Internacional de Arte Postal que teve início no dia 25 de setembro no Museu dos Correios, em Brasília, seguindo para o México, com exibição na Quinta Estação dos Correios, Museu do Palácio Postal. Este evento se destaca não apenas por sua proposta artística, mas também por sua importância simbólica, comemorando 190 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e o México.

A Bienal será realizada simultaneamente sendo que na quarta-feira, 25 de setembro, a exposição foi inaugurada com uma palestra do curador Prof. Dr. Oscar D’Ambrosio e o lançamento de um selo postal comemorativo. Esta cerimônia marcou o início de um projeto de longo prazo que visa ampliar o alcance do Arte Postal na América Latina e além, proporcionando uma plataforma para artistas de diferentes nacionalidades e experiências.

Evento se destaca não apenas por sua proposta artística, mas também por sua importância simbólica, comemorando 190 anos das relações diplomáticas entre Brasil e México.

Os participantes da Bienal incluem artistas dos Comitês Nacionais de vários países da América Latina, como Bolívia, Colômbia, Chile, Costa Rica e Venezuela, entre outros. Também serão destacados artistas convidados da Argentina, Cuba e Ilha de Guadalupe, além de representantes dos Comitês Executivos Mundiais da Coreia, Polônia, Sérvia, Suécia, Reino Unido, Letônia, Alemanha, Japão e Estados Unidos. Essa rica diversidade promete gerar um intercâmbio cultural vibrante, permitindo que diferentes visões artísticas se encontrem e dialoguem.

A Arte Postal, uma forma de expressão artística que utiliza correspondência e objetos enviados pelo correio como meio de troca, é uma ferramenta poderosa para a democratização da arte. Essa Bienal é uma oportunidade única para artistas e espectadores se conectarem, refletindo sobre temas contemporâneos e a importância da troca cultural. À medida que o mundo se torna cada vez mais globalizado, iniciativas como a Primeira Bienal Internacional de Arte Postal reafirmam o papel da arte como um elo entre nações e culturas, promovendo diálogos significativos e uma compreensão mais profunda das diversas realidades que compõem nossa sociedade.

Serviço:

Primeira Bienal Internacional de Arte Postal

Local: Museu dos Correios – Brasília

Endereço: Setor Comercial Sul Q. 4 Edifício Apollo SCS – Asa Sul, Brasília – DF

Período de exposição: 25/9 a 4/11/2024

Curadoria: Prof. Dr. Oscar D´Ambrosio

Facilitadora: Stella Lopes – Pátio Galeria de Arte – Brasília

Produção Executiva: Cia Arte Cultura

Assessoria Técnica: Bossy Entretenimentos.

(Fonte: Com Gisele Lahoz)