Celebrando uma década de existência, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta, no dia 23 de novembro, às 20h, a Sinfonia nº 9 de Ludwig van Beethoven com solistas e coros convidados. A apresentação acontece na Sala Acrísio de Camargo (Ciaei), em Indaiatuba (SP) e conta com direção e regência do maestro Paulo de Paula.
Conhecida também como Coral, a Nona Sinfonia de Beethoven – que completa 200 anos – é considerada uma das obras mais importantes da música ocidental, sendo a primeira sinfonia a incluir vozes em seu movimento final e defendendo liberdade, igualdade e fraternidade, valores exaltados pelo compositor por toda sua vida.
Convidados
O concerto contará com a participação de quatro solistas convidados: Thayana Roverso (soprano), Juliana Taino (mezzo-soprano), Cleyton Pulzi (tenor) e Marcelo Ferreira (barítono). Além deles, também participarão o Coro Contemporâneo de Campinas, sob regência de Ângelo Fernandes; o Collegium Vocale Campinas, com regência de Akira Kawamoto e Madrigal São Paulo, liderado por Maíra Ferreira. Com isso, serão mais de 160 músicos no palco do Ciaei.
A apresentação também marca os 20 anos da Amoji (Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba). “Além da Sinfônica, a Amoji também é mantenedora da Escola de Música da Orquestra, da Orquestra Jovem de Indaiatuba e, também, de orquestras infanto-juvenis, todas com foco em ensinar quem quer viver ou experienciar a música, arte muito benéfica do ponto de vista social”, conta o maestro Paulo de Paula, que explica como todo esse projeto é essencial para a cidade. “Temos desde o lado mais artístico, com a Orquestra Sinfônica fazendo apresentações em teatros nestes 10 anos, até o lado mais social, pedagógico e educativo, sempre com foco em atingir a comunidade de Indaiatuba”, finaliza.
Ingressos |Para apreciar o concerto é necessário trocar o ingresso por um quilo de alimento não perecível, com foco em achocolatado, doces, leite em pó, café e óleo, que serão destinados ao projeto Um Natal mais Feliz para Todos, do Funssol (Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba). A troca acontece a partir do dia 18 de novembro, na Secretaria da Cultura de Indaiatuba, que fica na rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompeia, Indaiatuba (SP).
O concerto é uma realização do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de Indaiatuba por meio da Secretaria Municipal de Cultura e tem patrocínio de John Deere, Tuberfil e Plastek. A Sala Acrísio de Camargo fica na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba (SP).
Sobre a Amoji | A Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba (Amoji) é responsável pela manutenção da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que vem se destacando por sua intensa atuação na divulgação e popularização da música orquestral realizando, anualmente, mais de uma dezena de concertos gratuitos, com participação de músicos do município de Indaiatuba (SP) e solistas de renome. Promove também o Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que disponibiliza masterclasses para estudantes de música de todo o Brasil e uma programação cultural de concertos para a comunidade.
Serviço:
Concerto: Nona Sinfonia de Beethoven
Data: 23/11 | Horário: 20h
Local: Sala Acrísio de Camargo (Ciaei)
Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba (SP) – mapa aqui
Ingresso: Um alimento não perecível trocado a partir do dia 18 na Secretaria Municipal da Cultura – Rua das Primaveras, 210, Jardim Pompeia – mapa aqui.
(Com Samanta De Martino/Armazém da Notícia)