Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Orquestra Sinfônica apresenta ‘A Bela e a Fera’ neste fim de semana

Campinas, por Kleber Patricio

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

A Secretaria de Cultura de Campinas apresenta o espetáculo musical A Bela e a Fera, no sábado e domingo, 27 e 28 de fevereiro, ambos às 19h30, na Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos”. A entrada é gratuita.

O espetáculo foi montado por meio de um projeto de formação desenvolvido pela Escola Municipal de Cultura e Arte (Emcea), da Secretaria Municipal de Cultura, com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC).

O elenco, com 45 artistas, de 6 a 60 anos de idade, formado por dançarinos, atores e cantores, foi selecionado a partir de oficinas de interpretação para Teatro Musical e Exercício Teatral oferecidas pela Emcea. A direção é de João Paulo Nascimento.

A peça terá duas horas e meia de duração. As músicas, como A Bela e a Fera (Sentimentos são), Sem ter esse amor e A louca mansão são baseadas no original Beauty and the Beast, que ficou em cartaz mais de um década na Broadway, em Nova York, e serão executadas ao vivo pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sob a regência do maestro convidado Mateus Araújo.

As coreografias foram montadas por Milena Lopes e a direção e a preparação musical são de Ana Taglianetti, em um cenário virtual.

Apresentação para escolas – Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro e 1 e 2 de março, o espetáculo A Bela e a Fera será apresentado para alunos de escolas municipais, no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, às 9 h.

Projeto de formação – Com o intuito de formar novos artistas, o curso, oferecido gratuitamente pela Emcea, teve início no dia 12 de setembro de 2015 e será finalizado com a apresentação do espetáculo. Foram ministradas oficinas de teatro, canto, interpretação para musical, preparação corporal e dança para musical. Os alunos contaram com quatro professores, um diretor artístico e a colaboração de estagiários de Artes Cênicas e Dança. O resultado da Oficina de Interpretação para Teatro Musical, será apresentado no musical.

A história de A Bela e a Fera

O conto francês A Bela e a Fera tem várias versões. A primeira é de 1740, escrita por Gabrielle Suzanne, conhecida como Dama de Villeneuve. No entanto, a mais conhecida é a de Jeanne-Marie Le Prince de Beaumont, de 1756.

Na história, Bela é a mais nova das três filhas de um inventor e vive numa pequena vila na França. Diferentemente das irmãs, insolentes e fúteis, Bela era bonita, gentil e humilde e se esquiva das investidas de Gaston, um caçador convencido e prepotente. Um dia, o pai de Bela, Maurice, sai em viagem e se perde. Caminha desorientado pela floresta e encontra um suntuoso castelo. Ele entra para pedir ajuda e abrigo, mas acaba como prisioneiro da Fera, um príncipe egoísta e arrogante que foi transformado em monstro por uma bruxa.

Bela, ao descobrir o paradeiro do pai, troca de lugar com ele e fica no palácio de Fera. Ele demonstra que, apesar da aparência monstruosa, pode ser gentil e de bom coração. Com o tempo, um se afeiçoa ao outro. Somente o amor verdadeiro, além das aparências, será capaz de quebrar o feitiço maligno, que transformou um homem em uma fera.

O trabalho da Escola Municipal de Cultura e Arte

A Escola Municipal de Cultura e Arte de Campinas (Emcea), da Secretaria Municipal de Cultura, promove formação cultural e disponibiliza oficinas nas diversas linguagens artísticas, como artes cênicas, dança, artesanato, artes plásticas, música, literatura, para crianças, jovens e adultos.

Maestro convidado Mateus Araújo

Regente e compositor, o maestro Mateus Araújo vive no Rio de Janeiro. Foi regente da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, em Belém, da Sinfônica de Ribeirão Preto. Já se apresentou como regente convidado em diversas orquestras sinfônicas do País e do Exterior.

Foi violinista por 12 anos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, da qual foi regente em 1999 e 2000. Como compositor, apresentou obras orquestrais e arranjos para diversas formações.

Espetáculo A Bela e a Fera

Datas: 27 e 28 de fevereiro, sábado e domingo

Horário: 19h30 nos dois dias

Local: Estação Cultura de Campinas “Prefeito Antônio da Costa Santos”

Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro

Faixa etária: Livre

Aberto ao público em geral

Entrada Gratuita

(Estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial, na Rua Francisco Teodoro, 1050)

Apresentação apenas para escolas

Datas: 23, 24, 25 de fevereiro, terça, quarta e quinta-feira; e 1 e 2 de março terça e quarta-feira

Horário: 9 h

Local: Teatro Municipal “José de Castro Mendes”

Faixa etária: Livre

Gratuito.