A Fundação Itaú assinou, na última quarta-feira (4), um termo de cooperação técnica com os ministérios da Educação e da Cultura para a produção de estudos e evidências sobre os impactos da arte e cultura na performance acadêmica, na trajetória escolar e no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. O acordo também tem participação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O acordo foi firmado na Esplanada dos Ministérios, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, a ministra da Cultura, Margareth Menezes e o presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron.
“Com essa parceria, queremos produzir evidências sobre o poder transformador na vida das pessoas quando há a aliança entre educação e cultura, não como ferramentas e instrumentos, mas como pacto para a construção de um futuro mais equânime e sustentável”, comenta Saron. “Somente essa aliança pode realizar com maestria as conexões entre saberes e conhecimentos, entre natureza e tecnologia, e entre pessoas e coletivos”, conclui.
O objetivo da parceria é contribuir para a construção de modelos e referências de atuação na educação integral por meio de ações como a estruturação e junção de bases de dados dos dois ministérios, a análise sobre desempenho e trajetória escolar de crianças participantes de projetos de arte e cultura e a avaliação de boas experiências ao redor do Brasil.
Será feita ainda uma análise comparativa de experiências internacionais sobre o impacto da arte e cultura na educação integral. Um estudo de recomendações para a atuação na Educação Integral, incluindo metodologia, avaliação, implementação e condições necessárias para a efetividade da modalidade de ensino integrando arte e cultura, também faz parte do termo de cooperação entre essas instituições.
Sobre a Fundação Itaú
Com o intuito de inspirar e criar condições para promover o desenvolvimento de cada brasileiro como cidadão capaz de transformar a sociedade, a Fundação Itaú foi criada em 2019. A instituição dedica programas, ações e articulação com diferentes setores da sociedade para atender às urgências do Brasil contemporâneo. Estruturada em três vertentes – Itaú Cultural, Itaú Educação e Trabalho e Itaú Social – a Fundação garante a continuidade do trabalho desenvolvido ao longo de décadas nos campos da educação e da cultura, a expansão desse legado e uma governança ainda mais robusta sem perder a legitimidade e a autonomia que sempre marcaram suas iniciativas. Saiba mais em fundacaoitau.org.br.
(Com Isadora Bertolini/Conteúdo Comunicação)