O Teatro Antonio Carlos Boldori do Colégio Objetivo Indaiatuba recebeu no último dia 11 de dezembro o lançamento do livro ‘Primórdios da Educação Pública no Brasil: O Caso de Indaiatuba (1854–1930)’, da historiadora e pesquisadora Silvane Leite Poltronieri publicado pela Editora CRV.
O livro começou a ser estruturado com a participação da autora no projeto denominado ‘Potencialização da Autonomia da Gestão Escolar Municipal de Indaiatuba’, subprojeto 4, denominado ‘Sistematização dos dados históricos sobre a rede municipal de ensino de Indaiatuba’, onde as fontes existentes no Arquivo Público Municipal de Indaiatuba foram sistematizadas com o objetivo de se conhecer, pela história, o processo de estruturação da escola Pública em Indaiatuba (SP), além de refletir parte da sua trajetória profissional na Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, que permitiu a ela ter, como historiadora e arquivista, acesso e oportunidade de organizar, a partir de 1994, diversas fontes sobre a história de Indaiatuba e, ao longo desse processo, perceber a carência de produções acadêmicas voltadas para a história do município.
A pesquisa visou, a partir dessas fontes, investigar a estruturação da instrução Pública em Indaiatuba, no período de 1854 a 1930, destacando nesse processo a implantação, em 1895, de um Grupo Escolar na cidade após inúmeros discursos em defesa da escola Pública, bem como verificar as causas da dissolução do referido Grupo em 1897. No entanto, a pesquisa avança até 1930 – delimitando-se com o caráter político, uma vez que o período histórico denominado República Velha se encerra com a Revolução de 1930 e a ascensão de novos grupos econômicos ao poder. Portanto, desejou-se demonstrar o esforço de renovação educacional realizado em Indaiatuba, seguindo os moldes legais do Estado de São Paulo, com o objetivo de se criar uma estrutura de ensino público capaz de atender às aspirações da República procurando contribuir para a escrita da história da educação brasileira.
O livro está estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo, intitulado Contexto histórico de lndaiatuba, foi necessário explicitar a estruturação da cidade desde a formação do povoado de Cocais, a constituição da Freguesia, em 1830, a elevação à categoria de Vila, em 1859 – o que trouxe emancipação política e administrativa –, até 1930, quando os rumos políticos do Brasil, com o final da República Velha, tomam direção diferente, refletindo na política local. Neste capítulo, é dado destaque para o jogo político local, a economia e a organização social. De acordo com Ribeiro (2001), “para a compreensão do fenômeno social organização escolar brasileira, faz-se necessário ter uma visão do contexto social – sociedade brasileira – do qual é parte e com o qual estabelece uma relação permanente”. A proximidade geográfica e os vínculos culturais e administrativos com as cidades de Itu e Campinas também foram evidenciados dentro do contexto histórico local.
No segundo capítulo, intitulado Políticas educacionais para a instrução pública, a autora analisa a legislação (federal, estadual e municipal) e as políticas educacionais do período abordado. O objetivo deste capítulo firmou-se na verificação dos discursos e das práticas dos políticos Republicanos em prol da escolarização. Sabedores de que “e pela lei que se pretende elevar o país ao nível do século. lsto é, enquadrá-lo nos padrões da ‘nação fonte de civilização’” e, ainda, “… é pela lei que a renovação tentará se impor, quando as correntes renovadoras possuem poder político para dominar os corpos legislativos”. (REIS FILHO, 1998, introdução.)
No terceiro capítulo, A instrução pública em lndaiatuba, a autora procura demonstrar, por meio da análise dos documentos, as origens e as formas de organização, a estruturação e o desenvolvimento da Instrução Pública em Indaiatuba dentro do período abordado, demonstrando como a cidade foi se articulando ao ideário republicano no anseio pela implantação de ‘um local de excelência’ – “com número reduzido de alunos, boa organização, um só período de trabalhos escolares, professores com formação elevada e abrigados em bons prédios” (ANTUNHA: 1976) – ora agrupando as ‘classes’ em Grupo Escolar, ora separando-as em decorrência de embates políticos, até a efetiva implantação do Grupo Escolar, em 1911. Finalmente, são analisados os avanços e retrocessos da Educação, até o início da década de 1930. Assim, a diversas formas de assimilação e absorção do ideário republicano de Instrução Pública pelos detentores do poder local foram contempladas de maneira relevante, uma vez que nortearam o trabalho de pesquisa, levando em consideração “… o movimento da escola que ocorre no interior do movimento da cidade, ressaltando o duplo movimento de produção da escola que produz também a sociedade” (SOUZA, FARIA FILHO: 2006, p. 25).
“A interlocução que Silvane fez entre a História de Indaiatuba e a História da Educação em Indaiatuba no período recortado produziu não apenas este presente livro, mas organizou uma incontável quantidade de fontes primárias que ela encontrou, limpou, atribuiu valor, interpretou e – ainda mais admirável – estabeleceu relações contando uma história, parte por parte, sequência por sequência, retirando de fragmentos desconectados toda uma associação entre relações de trabalho, de poder e de cultura em uma Indaiatuba até então totalmente desconhecida, não-narrada e, por isso tudo, inexistente. Silvane foi a primeira historiadora de nossa cidade a fazer nascer uma história oficial de nossa comunidade dentro de uma universidade. Por esse pioneirismo, não apenas nós, historiadores e pesquisadores de várias áreas, temos de ser gratos a ela, mas toda a população de Indaiatuba, uma vez que ‘a história é o privilégio que é necessário recordar para não esquecer a si próprio’ o que nos leva a concluir que a nossa cidade passou a existir em maior grandeza com o trabalho dela, e para sempre”, afirma a também historiadora Eliana Belo Silva, autora do blog História de Indaiatuba.
Sobre a autora | Silvane Leite Poltronieri é historiadora, pedagoga, especialista em Coordenação Pedagógica e Mestre em História da Educação. Para mais informações, https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/39000-primordios-da-instrucao-publica-no-brasil-o-caso-de-indaiatuba-1854-1930.
(Com Silvana Leite Poltronieri)