Em evento realizado na noite de terça-feira, 7 de dezembro, na Tulha do Casarão Pau Preto, a Secretaria de Cultura de Indaiatuba revelou os vencedores do 17º Prêmio Literário Acrísio de Camargo – Nova Geração e do 7º Salão de Artes Visuais de Indaiatuba. Foram entregues também os certificados e prêmios aos vencedores do Festival de Rock e Música Instrumental.
“A Prefeitura de Indaiatuba investe continuamente em Cultura, pois sabe de sua importância na vida de nossos munícipes. Estes dois eventos que estamos premiando agora são provas da pluralidade do talento de nossa população”, comentou o prefeito Nilson Gaspar durante a premiação. “Temos artistas de todas as idades aqui e isso é muito importante, pois uma cidade sem Cultura é uma cidade sem identidade”.
“Gostaria de agradecer todos os que participaram do Prêmio Literário e Salão de Artes, dois eventos que crescem a cada ano não somente no número de inscrições, mas também na qualidade dos trabalhos”, analisou a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Isso comprova a evolução contínua de nossos artistas, que são desafiados todos os anos a ampliar seus horizontes”.
O 17º Prêmio Literário Acrísio de Camargo – Nova Geração foi criado com o objetivo de divulgar o nome do autor da letra do Hino de Indaiatuba e incentivar a produção literária local.
Na categoria Conto, o terceiro lugar foi para Ingrid Rosa dos Santos, com Mulher Peixe, e a segunda colocação ficou com Matheus Barbosa da Silva, com Cinofobia. A vencedora foi Juliana Nogueira Bertoli, com Hilda, Jeremias, Mirtes.
Na categoria Crônica, Ingrid Rosa dos Santos foi a terceira colocada com Estilhaços e Ludmila Samara dos Santos ficou na segunda posição com A Descoberta do Eu Artista. O primeiro prêmio foi para Juliana Nogueira Bertoli, com Descanse em Paz.
Na categoria Poesia, Raphael Panzetti Pinto Lari conquistou a terceira posição com 2019-2021 e Caroline Amaral dos Santos foi a segunda colocada com Heroico. A vencedora é Julia Pantin da Silva, com Fotografia.
Jurados | O curador do 17º Prêmio Literário Acrísio de Camargo – Nova Geração é Celso Luiz Falaschi, produtor cultural, arteterapeuta, jornalista, mestre em Educação (Ensino Superior) e doutor em Psicologia (Criatividade). Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Arteterapia da Faculdade Vicentina – Integrarte, polos de São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Curitiba e Belo Horizonte e professor do mesmo curso.
Como produtor cultural, destaca-se como criador e curador do Salão de Artes Visuais de Indaiatuba desde 2015. Foi curador também dos festivais Outubro Literário 2014, 2015 e 2016, do Festival Junho das Tradições e Cultura Popular 2016, dos Festivais Agosto das Artes 2015 e 2016 e das atividades locais da Virada Cultura Paulista de 2016, todos em Indaiatuba.
Foi coordenador adjunto da Exposição Experimental em Comunicação, dentro do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 1996 a 2003, evento que chegou a ter cinco mil trabalhos inscritos em uma única edição. É autor de vários livros nas áreas de Arteterapia, Criatividade e Comunicação, atuando como palestrante em congressos nacionais e internacionais das três áreas.
Armando Martinelli é graduado em Jornalismo (PUC-Campinas) e mestre em Divulgação Científica e Cultural (Unicamp). Autor do livro Recital das Reticências (2018, Editora Urutau), também tem poesias e contos publicados em revistas e coletâneas digitais.
Kleber Patricio é natural de Santos e reside em Indaiatuba desde 1986. Jornalista, escreve desde 1992 (com passagens pelo jornal Tribuna de Indaiá e pela Revista da Tribuna) e mantém, desde 2008, o canal Kleber Patricio Online (website, Facebook, Instagram e Twitter). Ocupou o cargo de diretor do Departamento de Difusão e Formação da Secretaria Municipal de Cultura e foi também chefe da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura.
Eloy de Oliveira é escritor, consultor literário e professor de escrita criativa, além de roteirista, jornalista com especialização em gestão de crise, consultor e gestor de marketing político, corporativo e esportivo. Ocupa a cadeira 31 da Academia Saltense de Letras desde 2015. Seu último livro é A Última Noite de Helena, romance policial, de 2020. É autor sozinho ou em parceria de outros 13 livros de poesias, crônicas, contos e ensaios. No mês de outubro de 2021, lançou pela Academia Saltense de Letras a antologia É de Sonho e de Pó, que reúne textos de 24 autores sobre a pandemia do coronavírus.
Antonio da Cunha Penna é fotógrafo e escritor, reside em Indaiatuba desde 1957. Foi, por muitos anos, diretor social e de cultura do Indaiatuba Clube. Cofundador da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, publicou os livros Só Dói Quando Dou Risada (2005); Nos Tempos do Bar Rex (2010) e Tipos Notáveis da Popularidade (e algumas histórias mal contadas) em 2015. Em 1998, foi vencedor do Mapa Cultural Paulista na categoria Contos.
Marcus Vinicius Pasini Ozores é natural de Araraquara, mas um trabijuense de coração e um tupinambá por adoção na praia de Barequeçaba. Sociólogo de formação pela Universidade Estadual de Campinas com mestrado e doutorado em Educação, na realidade sempre foi jornalista por profissão. Trabalhou em vários órgãos da imprensa escrita, teve passagem pela televisão e rádio e aposentou-se há três anos como jornalista da Unicamp. Desde então, dedica-se às leituras de poesia e poetas e mantém canal no YouTube intitulado Só a Poesia nos Salvará.
Áureo Lustosa Guérios é doutor em Literatura Comparada pela Universidade de Pádua, mestre em Cultura Literária Europeia pela Universidade de Bolonha e bacharel em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Ele é o criador e apresentador do podcast Literatura Viral, programa sobre literatura, história e epidemias.
Artes | O 7º Salão de Artes Visuais de Indaiatuba tem o objetivo, desde sua concepção, de incentivar a produção local em quatro categorias: Desenho, Escultura, Fotografia, Gravura e Pintura. O conceito de Artes Visuais inclui diversos domínios da criação estética e acolhe todas as expressões artísticas, cujo denominador comum seja o visual, do desenho ao vídeo.
Também com curadoria de Celso Luiz Falaschi, o Salão contou com os seguintes jurados: Cláudio Assato é médico psiquiatra, com especialidade em psicanálise e arteterapia. Artista plástico, com especialização em Artes Visuais, Intermeios e Comunicações (Unicamp) e Arte Contemporânea e História da Arte (Arquitec). Pesquisador em arte bruta, com trabalhos desenvolvidos no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, em Campinas.
Danilo de Angeli é arte-educador, arteterapeuta e artista plástico, residente em Piracicaba. Participou de diversas edições dos salões de Belas Artes, de Arte Contemporânea e de Humor de Piracicaba, jurado do Salão de Arte Contemporânea de Limeira, atuando também como jurado e curador de inúmeros eventos artísticos. Professor em cursos de pintura, desenho e mangá em Piracicaba.
Regina Lara é artista Plástica e professora universitária, com mestrado em Artes pela Unicamp e doutorado em Psicologia e Criatividade pela PUC-Campinas. Professora nos cursos de Artes e Design da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Confira os vencedores:
DESENHO
1º – A Trompetista, de Adão Pedroso de Morais
2º – Zoomorfismo, de Natália Yulika Murakami
3º – Aurora, de Laís Costa Oliveira
Não houve concessão de menções honrosas nesta categoria
ESCULTURA
1º – Ópera de Concreto, de Elisa Faccin
2º – Peito-Respeito-Renovação, de Gelson Nenê
3º – Dor Sem Nome, de Anna Pellizari
Não houve concessão de menções honrosas nesta categoria
FOTOGRAFIA
1º – Sem Título 1, 2, 3, de Marcus Vinicius Mazieri Campo
2º – Perfume Analógico, de Kelly Cristina Amaral
3º – No Meio do Caminho, de Erondina de Aquino Silva
Menção honrosa – Isso Não é Praia, de Alex Flávio Guimarães
Menção honrosa – Through the Portal, de Erick Cardoso Coelho
GRAVURA
1º – Nativitas Pharaonis 1, 2, 3, de João Carlos Dias Santos
2º – Gêmeos Siameses, de Alex Flávio Guimarães
3º – Oceano, de Karen Ewel
PINTURA
1º – Um Dia, as Únicas Borboletas Restantes Estarão em seu Peito Enquanto Você Marchar em Direção à Morte, de Hugo White King
2º – Planta Urbana 3, de Rafael Pereira
3º – Camaleão, de Bianca Ferreira Cabral
Menção honrosa – Touro, de Adão Pedroso de Morais
Menção honrosa – Carvalhos, de Elaine Ap. Pinhoti Rodriguez
Menção honrosa – Menina 2, de Kenia Marli de Angeli.
(Fonte: Assessoria de Imprensa | Prefeitura de Indaiatuba)