Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Artista e designer Mozart Fernandes apresenta pinturas em exposição virtual

Brasil, por Kleber Patricio

Série “Misture tudo e veja no que dá” fica disponível dia 14 de maio no Instagram Galeria F28. Foto: divulgação.

Misture tudo e veja no que dá é a nova série do artista e designer Mozart Fernandes, que tem abertura da exposição virtual marcada para o dia 14 de maio no Instagram da Galeria F28. Em meio à grande crise na saúde e na economia, nos deparamos com uma crise política/egoica que distancia ainda mais a população de medidas e soluções que minimizem os efeitos trágicos causados pela pandemia do novo coronavírus.

As cinco obras produzidas por Mozart Fernandes com tinta acrílica sobre papel rústico feito de lixo – o tal papel reciclado –, foram influenciadas por essa conjuntura atual do país. Mozart tem um estilo próprio em sua obra e seu design, influenciado pela escola Bauhaus e pelo Expressionismo Alemão; unindo-os à arte urbana, apresenta uma desconstrução das formas, é retratista, pinta personagens e mulheres amputadas e cegas que são divas. As obras causam diversas reações, como fascínio, contestação e, até, repulsa. Sua arte está espalhada pelo mundo: França, Suíça, Suécia, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Holanda, Portugal e Bélgica. Mas você também pode encontrá-las no Sertão Pernambucano, nas ruas de São Paulo e em vários corpos tatuados.

Após uma pausa nas pinturas e uma imersão na arte gravada no corpo, tatuando seus traços em peles, o artista volta às telas com a exposição Misture tudo e veja no que dá. Nessa nova série, ele retrata políticos como animais, aqueles mesmos bichos escrotos da conhecida canção dos Titãs. As expressões e posições dos personagens criados por Mozart Fernandes foram baseadas em fotos de figuras históricas do fascismo e psicopatas que, com a sua racionalidade perversa e excesso de imbecilidade, foram exterminados em massa.

Para assistir a exposição: @galeriaf28.