Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Ateliê Vivaz recebe exposição ‘Mundos’ dia 5

Campinas, por Kleber Patricio

12746184_10205108545223590_1466452579_nCAMPINAS – Com o objetivo de nos levar a contemplar resultados do captar o mundo e criar obras de arte que apontem para uma abertura de possibilidades do sentido para além do mundo atual, o Ateliê Vivaz promove no dia 5 de março a exposição Mundos.

“Cada um de nós vê o mundo com os olhos que tem, e os olhos veem o que querem, os olhos fazem a diversidade do mundo e fabricam as maravilhas, ainda que sejam de pedra, e altas proas, ainda que sejam de ilusão.” (José Saramago)

Partindo desta premissa e refletindo sobre o significado da palavra Mundos e associado por alguns pensamentos, indagamos: O que é mundo?

Difícil de definir o Mundo. Mas a palavra atual nos coloca de chofre num primeiro pensamento: o Mundo está dentro de nós. Cada um de nós é parte de um “nós” maior. Por outro lado, o mundo inteiro é parte de cada um de nós. Além disso, constatamos que no mundo de hoje há o desaparecimento da permanência, onde tudo se volatiliza e tudo é descartável.

Temos algo que se aproxima a uma ideia, a uma definição de mundo atual: é o mundo cujo criador é o homem. Única certeza que temos é que a Arte se eterniza. E só a Arte pode revelar um mundo mágico ao nosso redor que está aqui o tempo todo. Basta abrir a mente e realmente Olhar.

Norteado por estas afirmações, o Ateliê Vivaz propôs a exposição Mundos a artistas, com o intuito da obra de arte instalar um mundo, deixar em aberto o aberto do mundo: abertura de sentido. Sendo que propôs aos artistas pensar possibilidades de experiência de mundo a partir da articulação entre obra de arte e o captar o mundo.

Para o artista, se abriu igualmente a possibilidade de uma nova criatividade e de um novo entendimento no campo da instigação e investigação, o aspecto particularmente relevante para o mundo de hoje. Ele precisaria captar e desconstruir seu conceito de mundo para conseguir o olhar desprendido plenamente uma mistura inusitada entre estética, ética e estilo de vida.

Nas realidades plásticas, apresentadas na exposição, mundos que existem a partir de experiências, do olhar e da existência de valores universais, culturais e artísticos, nos fazendo transitar entre mundos da realidade e da Arte, se mantendo na abertura do ser. A Arte apresentada não consiste em mera representação de um mundo que o artista vê, mas como ele faz uma experiência única de ideias prévias de um mundo real.

Os artistas visuais, desta exposição, não objetivam transmitir ideias, mas buscam abrir um espaço para pensar acerca da existência do homem e exprimir caminhos que auxiliem a elaborar um horizonte de diálogo. O instrumento obra de arte, como articulação essencial de ideias de Mundo, na medida em que ser obra é instalar um mundo, colocará à luz o ser das coisas e a possibilidade de abertura e transcendência no se relacionar com elas.

No seu conjunto, a proposta última é transmitir a percepção de um mundo a partir da suscitação do interesse pela Arte e sua contemplação e a aproximação ao belo artístico, que aproximam aquele que a contempla a diversos mundos a nossa volta, do cotidiano ao mundo introspectivo, a mundos externos e interiores, a mundos da percepção, e ao mundo das Histórias em quadrinhos. (Maria Inês Saba)

Exposição: Mundos

Local: Atelier Vivaz – Rua Dr. Sampaio Ferraz, 541 Cambuí – Campinas/SP

Abertura dia 5 de março de 2016 – 10h30 às 18h00

Visitação: de 5 de março a 8 de abril

Curadoria: Maria Inês Saba

Artistas: Amélia Mattei – Rio de Janeiro/RJ; Ana Austin – João Pessoa/PB; Anna Anapana – São Paulo/SP; Bernardo Garcia – Santo Antônio de Pádua/RJ; Bia Black – São Paulo/SP; Bruna Mattei – Rio de Janeiro/RJ; Catarina Mendes – Porto/Portugal; Cecilia Ribas – Rio de Janeiro/RJ; Claus Steger – Campinas/SP; Dimas Garcia – Campinas/SP; Eliane Amorim – São Paulo/SP; FBarella – Campinas/SP; Gabriela Gomes – Paulínia/SP; Gusto Ramos – Porto/Portugal; Iolanda Cimino – São Paulo/SP; Jabim Nunes – Rio de Janeiro/RJ; Kaká Pillat – Campinas/SP; Márcia Vinhas Fernandes – São Paulo/SP; Marilena Grolli – Campo Grande/MS; Mario Gravem Borges – Campinas/SP; Maria Tereza Braz – Carnaxide/Portugal; Marta Rosa – São Paulo/SP; Nilton Vela Dámaso – Puno/Peru; Paulo Della Nina – São Paulo/SP; Paulo Ely – Campinas/SP; Pietrina Atzori – Sardenha/Itália; Regina Hornung – Rio de Janeiro/RJ; Renato de Sousa – Louveira/SP; Sonia Botture – São Paulo/SP; Suzui Mattei – Rio de Janeiro/RJ; Synnöve Hilkner – Campinas/SP; Valentin Rusinov – Oostende/Bélgica; Zilamar Takeda – São Paulo/SP.

Paralelo à exposição haverá a inauguração da Banca das Artes.

Siga a página do Facebook: https://www.facebook.com/events/962086583838995/.