Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Biblioteca Mário de Andrade é eleita a segunda instituição de maior destaque de 2024 pela revista seLecT

São Paulo, por Kleber Patricio

Fachada da Biblioteca Mário de Andrade. Foto: Divulgação.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, celebra a conquista da Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade, eleita a segunda colocada na categoria ‘Instituição de Maior Destaque’ pela revista seLecT, dedicada ao segmento de arte, design, cultura e tecnologia, em veiculação desde 2011. Junto com o Museu AfroBrasil Emanoel Araújo, no Parque Ibirapuera em São Paulo, e o Pivô Salvador, da Bahia, no pódio da honraria, a votação foi iniciada na quarta-feira (11) e encerrada na última terça-feira (17), contando com mais de 2.500 votantes nos cinco dias de inscrições. Em cada categoria, havia dez indicados.

Jurandy Valença, diretor da Biblioteca Mário de Andrade, comemorou a conquista, destacando as propostas culturais trazidas para a biblioteca ao longo do ano, com cerca de 600 atividades culturais disponíveis aos munícipes anualmente, todas gratuitas e com diversas linguagens artísticas contratadas, fora do principal eixo da literatura: “Houve essa transformação da instituição centenária em um centro cultural. Hoje, a Mário de Andrade é um centro cultural. De certo, além de ser a maior biblioteca pública do estado de São Paulo e a segunda maior do país, ela é atualmente a que tem mais vivacidade, atividade e vida. Uma biblioteca, ela tem que ter vida, ela tem que dialogar com aqui e com agora. O principal acervo da biblioteca é o seu público, é quem frequenta ela”, finaliza Jurandy.

Não é a primeira vez que a Biblioteca Mário de Andrade recebe uma menção especial neste ano: na segunda semana de novembro, a BMA foi agraciada pelo Prêmio Governador do Estado para as Artes, do Governo do Estado de São Paulo, na categoria ‘Museus e Centros Culturais’ pelo seu trabalho com iniciativas às artes e à cultura de 2023.

A Biblioteca Mário de Andrade reuniu 469 atividades culturais de diversas linguagens artísticas – contando com programação tanto realizada online quanto presencial, incluindo o Festival Mário de Andrade, além de apresentações de teatro, cinema, exposições, cursos, palestras, lançamentos de livros e clubes de leituras, entre outros – em suas dependências, que incluem salas, hemeroteca, terraço, auditório, o jardim contemplativo e as seções de acervo digital e físico de livros e documentos históricos prestigiados nacionalmente e internacionalmente, contando com 1.388.576 materiais – um aumento de 43.150 materiais em relação a 2023 .

Ao todo, mais de 207 mil pessoas frequentaram a instituição em 2024. A segunda maior biblioteca do país e a maior biblioteca pública da cidade de São Paulo, com seus mais de 90 anos de existência, comprova o importante papel que desempenha na promoção da cultura da cidade, abraçando todos os munícipes paulistanos com possibilidades e oportunidades.

(Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo)