Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Bruno Miguel discute a imagem em exposição na Galeria Kogan Amaro

São Paulo, por Kleber Patricio

“A beautiful image”, 2021, Bruno Miguel. Fotos: divulgação.

Paletas vibrantes, patches variados vindos da China, porcelanas, brinquedos, miçangas e forminhas de doces – Bruno Miguel explora materiais inusitados para investigar as possibilidades de pintura na atualidade. Um conjunto de obras que refletem sua pesquisa atual compõem a exposição A Beautiful Image, primeira do artista exibida na Galeria Kogan Amaro, a partir de 5 de junho.

A mostra apresenta a série Pseudônimo, com obras inéditas produzidas desde 2017 até o começo do ano atual. O artista traz para a pintura imagens de naturezas distintas e de outros circuitos, como do universo doméstico e da sociedade de consumo e a relaciona com a pop art, movimento com o qual se identifica. “Interessa-me essa globalização do acesso aos produtos e, ao mesmo tempo, eu me identifico muito com essa estética neo-pop periférica. Sou de uma geração que testemunhou grandes mudanças, que se desenvolveu paralelamente à internet, desenvolvendo um pensamento não linear, e que graças à cultura dos videoclipes teve a capacidade de absorver imagens alteradas e aceleradas e vemos esses reflexos em como o mundo hoje consome e produz uma infinidade de imagens nas redes sociais”, pontua Bruno Miguel.

“Travel memories”, 2021, Bruno Miguel.

Para finalizar suas obras, o artista cria diferentes camadas de resina, simulando uma superfície de plástico, plástico bolha ou espuma rugosa. A técnica causa a impressão das pinturas estarem dentro de uma embalagem, como se fossem objetos de uma sociedade de consumo. “No discurso do artista, notam-se insistentemente ganas de versar sobre um mundo externo a ele: sobre imagens que o circundam. Bruno Miguel explora, por meio da pintura, as imagens de um mundo fraturado pela desintegração, acelerado pelo entretenimento e enganado pela promessa da globalização”, analisa o curador Ulisses Carrilho.

Entusiasta da pintura como pensamento e campo estendido, Bruno Miguel traz para A Beautiful Image a questão do processo lento e temporal da pintura inserida em um mundo de velocidade de informações e imagens, com uma sociedade voraz. “Eu sempre me pergunto: ‘O que, como e por que pintar?’. Em um mundo repleto de possibilidades tecnológicas, o espectador está cada vez mais presente nas interfaces do celular e na tela do computador. As pinturas em sua maioria não são mais vistas ao vivo. Como uma pesquisa pode se manter política, relevante e questionadora, sem renunciar ao apreço estético e sem parecer oportunista é algo que sempre me norteia”, explica Bruno Miguel.

“Bruno Miguel é professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage há mais de uma década e é flagrante o seu interesse em elaborar uma pesquisa poética que investiga a formação de um certo olhar: o artista busca apurar uma sensibilidade em relação às imagens que já estão no mundo”, pontua Ulisses Carrilho.

“Enthusiasm”, 2018, Bruno Miguel.

O público pode visitar a exposição com horário agendado pelo telefone (11) 3045-0755/0944 ou e-mail. A Galeria funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h e, aos sábados, das 11h às 15h, com número limitado de visitantes, uso obrigatório de máscara, além da disponibilização de álcool em gel e orientação de distanciamento mínimo de 1,5 metros entre clientes e colaboradores.

Sobre Bruno Miguel | Bruno desenvolve desde 2004 sua pesquisa em torno da construção e da representação da paisagem na contemporaneidade. Atuante em diversas linguagens, o artista elege a pintura como tema principal de sua rotina obsessiva de produção. Nos últimos anos, as questões acerca da paisagem começaram a dar lugar a uma investigação maior da pintura como linguagem e suas interfaces na vida cotidiana contemporânea. Mas, acima de qualquer retórica que Bruno desenvolva para justificar suas opções, a verdadeira força de sua pesquisa está no trabalho. Não na obra em si, mas na labuta do atelier, onde sua curiosidade e inquietação fazem com que sua pintura se mantenha em transformação. Sua pesquisa é um tipo de neo-pop periférico, sempre relacionando as ditas alta e baixa culturas. Uma maquiagem vulgar e exuberante que superficialmente disfarça sua condição de eterna busca pela beleza. Não da pintura, mas do pintar.

Sobre a Galeria Kogan Amaro | Localizada nas cidades mais populosas do Brasil e da Suíça, as unidades da galeria Kogan Amaro no bairro dos Jardins, em São Paulo, e no centro cultural Löwenbräu-Kunst, de Zurique, têm como norte a diversidade de curadoria e público: com portfólio composto por artistas de carreira sólida, consagrados internacionalmente, e também emergentes que já se posicionam no mercado de arte como promessas do amanhã. Sob gestão da pianista clássica Ksenia Kogan Amaro e do empresário, mecenas e artista visual Marcos Amaro, a galeria joga luz à arte contemporânea com esmero ímpar e integra as principais feiras de arte do mundo.

Serviço:

A Beautiful Image de Bruno Miguel

Local: Galeria Kogan Amaro

Abertura: 5 de junho, sábado, das 11h às 18h

Período expositivo: 5 de junho a 17 de julho 2021

Endereço: Alameda Franca, 1054 – Jardim Paulista – São Paulo/SP

Horário: segunda a sexta, das 11h às 19h e, aos sábados, das 11h às 15h, com agendamento prévio via telefone (11) 3045-0755/0944 ou e-mail atendimento@galeriakoganamaro.com.

www.instagram/GaleriaKoganAmaro | www.facebook.com/galeriakoganamaro/ | https://www.galeriakoganamaro.com.