A CAIXA Cultural São Paulo recebe, no período de 9 de novembro a 22 de dezembro de 2024, a exposição interativa ‘Viajando com Tapetes Contadores’, um projeto inédito do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. Depois de temporadas em Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro, a exposição desembarca na capital paulista. Com 25 anos de carreira, o grupo desenvolve um projeto singular de transposição do livro para a artesania têxtil, sendo o primeiro coletivo nacional a promover exposições interativas dentro de galerias de arte. A visitação é gratuita.
As narrativas, costuradas e bordadas à mão pelo próprio grupo em coloridos bonecos, vestimentas, tapetes, caixas, painéis e livros, ganham vida na voz e interpretação dos integrantes do grupo. São obras criadas no Brasil, França e Peru e servem de cenários para histórias do mundo inteiro. Parte delas poderão ser visitadas e assistidas nas contações de histórias cuja visitação será mediada e incentiva as crianças na experiência lúdica da leitura e da descoberta.
Entre os textos interpretados estão contos de tradição europeia, africana, latino-americana e brasileira. Dos autores brasileiros que têm suas obras transpostas em cenários e personagens, estão Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo, Graciliano Ramos e Carlos Drummond de Andrade. Após as sessões, as famílias são convidadas a manipular e a interagir com as obras. E nesta temporada na CAIXA Cultural São Paulo, a exposição ganha uma novidade: um tapete inédito a partir da história Gabi de Bigode, do autor Tino Freitas.
De outras nacionalidades, serão apresentados um poncho e um pergaminho para narrar mitos gregos, e um grande bolo de aniversário para um conto popular norte-americano, além de painéis e livros de pano do peruano Manos que Cuentan e os tapetes do projeto francês Raconte-Tapis. Ao lado de cada obra, vai estar exposto o livro correspondente.
Oficina Ateliê de Histórias | Das 10h às 13h, de 10 a 13 de dezembro, o grupo promove formação na arte de contar histórias voltada para jovens e adultos. Nela, os participantes são convidados a narrar, ler, estudar e se especializar nos recursos disponíveis para uma boa contação de histórias. Encerrando a oficina, no último dia acontece uma ação educativa ambiental com o tema reuso de materiais descartados para construção de cenografias de histórias.
O Grupo Os Tapetes Contadores de Histórias
O grupo tem uma proposta artística diferenciada e é referência internacional na arte de contar histórias e criação de cenários têxteis e como pesquisadores sobre as intersecções entre texto e têxtil. Também é o grupo de narradores que mais representou o Brasil no exterior, atuando em 16 países, onde compartilhou histórias em inglês, francês, espanhol e português.
Em 2003, realizaram a primeira exposição de seu acervo no ainda chamado Conjunto Cultural da CAIXA em Brasília e no Rio de Janeiro. Desde então, promoveram 34 exposições interativas nas unidades da CAIXA Cultural de todo país.
Em 2016, o coletivo ganhou os prêmios de Melhor Espetáculo e Melhor Cenário no Zilka Salaberry e Selo de Espetáculo Recomendado pelo Cepetin, com a peça Shtim Shlim. Em 2018, Os Tapetes Contadores receberam o Prêmio Baobá, a mais importante premiação nacional para os fortalecedores da arte narrativa. Em 2022, o grupo foi pela primeira vez para a Amazônia, realizando exposições interativas de seu acervo em comunidades indígenas e centros culturais.
Serviço:
[Artes Visuais] Exposição interativa Viajando com Tapetes Contadores
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111, Centro Histórico, São Paulo (SP)
Visitação: de 9 de novembro a 22 de dezembro de 2024
Horário: terça-feira a domingo, das 09h às 18h
Bilheteria: entrada franca
Informações: (21) 3980-2069
Classificação: livre para todos os públicos.
Contação de histórias: As sessões ocorrem dentro da galeria
Período: de 09 de novembro a 22 de dezembro de 2024
Dias e horário: sábados e domingos, às 15h
Bilheteria: entrada franca – ingressos disponíveis uma hora antes do início da sessão
Lotação: 45 pessoas
Duração: 45 minutos
Classificação: livre para todos os públicos
Sessões com tradução para Libras: dias 14,21 e 28 de novembro e 05 de dezembro de 2024.
Oficina Ateliê de Histórias: de 10 a 13 de dezembro
Horário: terça a sexta-feira, das 10h às 13h.
Lotação: 25 vagas
Classificação: 14 anos
Bilheteria: Gratuito (inscrições no site da CAIXA Cultural)
Durante a apresentação, a galeria fica reservada para os espectadores, sendo reaberta ao final de cada sessão
Informações: (11) 3321-4400 ou no site São Paulo | CAIXA Cultural
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA)