Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Camerata Schaeffler se apresenta ao ar livre em Sorocaba

Sorocaba, por Kleber Patricio

O projeto Schaeffler Música – 10ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba promove no domingo, dia 11 de agosto, às 17h, nos jardins do Paço Municipal (área externa do Teatro Municipal), um concerto clássico ao ar livre da Camerata Schaeffler com Emmanuele Baldini (regência e solista), violino e a mezzo-soprano Denise de Freitas (solista). Entrada gratuita.

O concerto reunirá o italiano Emmanuele Baldini, um dos mais importantes intérpretes clássicos em atividade no Brasil, a mezzo-soprano Denise de Freitas, considerada uma das mais expressivas artistas líricas do País na atualidade e 14 músicos profissionais pertencentes à Osesp, Academia da Osesp e integrantes da orquestra do Teatro Municipal de São Paulo. O repertório inclui Piazzolla, Cole Porter, Brecht e Kurt Weill.

A temporada tem a produção e direção artística da MdA International, patrocínio exclusivo da Schaeffler e apoio da Unimed Sorocaba.

Emmanuele Baldini, violino e regência

Crédito das fotos: divulgação.

Nascido numa família de músicos, Emmanuele Baldini foi aluno da classe de Virtuositè de Corrado Romano no Conservatório de Genebra. Estudou música de câmara com o Trio di Trieste e Franco Rossi, tendo se aperfeiçoado em Berlim e em Salzburgo com Ruggiero Ricci. Sua discografia inclui gravações para os selos Agorà, Algol, Rivoalto e Phoenix. Emmanuele foi spalla da Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha, Orquestra de Trieste, Sinfônica da Galícia, tendo colaborado também com a Orquestra do Teatro alla Scala de Milão. Desde 2005 é spalla da Osesp e fundou o Quarteto Osesp, do qual é o primeiro violino.

Denise de Freitas, mezzo soprano

Ganhadora do Prêmio APCA Cantora Lírica 2017, a mezzo soprano possui uma das mais importantes e sólidas carreiras líricas do Brasil da atualidade. Com apresentações nas mais renomadas salas do Brasil, Denise tem, além de um extenso repertório sinfônico, grandes personagens para a voz de mezzo soprano, destacando-se Carmen; Dalila, de Samson et Dalila; Adalgisa, de Norma; Laura, de La Gioconda; Charlotte, de Werther; Fenena, de Nabucco; Azucena, em Il Trovatore; O Compositor, em Ariadne auf Naxos; Fricka, de A Valquíria; Cherubino, de As Bodas de Fígaro; Nicklausse, de Os Contos de Hoffmann; Mère Marie, de Diálogos das Carmelitas; João, em João e Maria; O menino, em L’Enfant et les Sortilèges; Siebel, em Faust; Principessa, em Adriana Lecouvreur e Orfeo, em Orfeo ed Euridice, entre outros.

No plano internacional, Denise de Freitas cantou, em forma de concerto, a ópera Yerma, de Villa-Lobos em Berlim, Paris e Lisboa; em tour por várias cidades europeias, sob regência do Maestro Helmut Hilling, apresentou-se na obra Stabat Mater, de Dvořak. Na ópera de Bogotá, participou das encenações de As Bodas de Fígaro, Os Contos de Hoffmann e de O Barbeiro de Sevilha, nos papéis acima mencionados.

Serviço:

10ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba – Schaeffler Música

Camerata Schaeffler – Regência e Solista: Emmanuele Baldini, violino – Solista: Denise de Freitas, mezzo-soprano

Domingo, dia 11 de agosto, às 17h00

Jardins do Paço Municipal (área externa do Teatro Municipal)

Entrada gratuita

Informações: www.mdainternational.com.br/ ou telefone (15) 3211-1360 (MdA International).