A Casa-Museu Ema Klabin continua com sua rica programação cultural pelo projeto Casa Museu Em Casa. Durante os meses de julho, agosto e setembro estão confirmadas lives com grandes nomes da literatura, mediadas por Ana Beatriz Demarchi; entre eles, Milton Hatoum, Betty Milan, José Roberto Walker. Além de novos talentos como a escritora Fabiana Vanz que terá a mediação de Paloma Durante.
O programa Encontro com escritores: outros olhares será pela plataforma Zoom Meeting. Cada encontro, com cerca de uma hora e vinte minutos, terá transmissão ao vivo e depois ficará disponível nas redes sociais do museu. Serão 50 minutos para mediação e 15 minutos para perguntas do público. São apenas 95 vagas e os interessados devem se inscrever antecipadamente pelo site do museu (https://emaklabin.org.br/). As inscrições para a primeira live estarão abertas a partir desta segunda-feira, dia 20/7.
Durante os encontros, o público terá um panorama sobre o processo de escrita, as relações com a realidade social e política do Brasil, os temas preferidos e as obras desses grandes mestres da Literatura. Serão destacados livros premiados como Neve na Manhã de São Paulo, de José Roberto Walker, um romance histórico e realista que conta a arrebatadora história de amor entre Oswald de Andrade e a normalista Miss Cyclone no pré-modernismo na São Paulo do início do século XX, assim como o último livro de Betty Milan, Baal, que narra um drama sempre atual, o da imigração – além disso, a obra O lugar mais sombrio, do premiado escritor Milton Hatoum.
De acordo com a mediadora Ana Beatriz Demarchi Barel, os três escritores conseguem o equilíbrio entre o que de fato importa a um leitor do Brasil ou de qualquer outro lugar do mundo. “Convidamos três escritores cujas obras trazem para o centro da discussão temas ou personagens pouco privilegiados na Literatura. As publicações têm também uma forte repercussão entre os leitores e creio que isso se deva em parte ao fato de que os escritores aceitam o desafio de tratar de questões difíceis, que correm à margem da sociedade, por serem destemidos e discutirem ideias estabelecidas, colocando-as em questão. Também pensei que minha escolha devesse abarcar autores que expressassem projetos distintos entre si, ricos e sofisticados”, explica a mediadora que é doutora em Letras pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle e pós-doutora em História na Fundação Casa de Rui Barbosa, no IEB-USP.
O evento também vai mostrar novos talentos, como a jovem escritora Fabiana Vanz Dias, que lançou seu primeiro livro, Sobre a coragem do medo e outras loucuras sãs, pela editora Patuá. Segundo a coordenadora do curso da Casa-Museu Ema Klabin, Cristina Moutela, os encontros seguem o tema da Casa-Museu Ema Klabin em 2020 – Outras Narrativas. “Nesses encontros com escritores pretendemos trazer pedaços do Brasil registrados por outros olhares, outras narrativas”.
SOBRE OS ESCRITORES
Betty Milan é paulista, autora de romances, ensaios, crônicas e peças de teatro. Além de publicadas no Brasil, suas obras também circulam com selos de França, Espanha, Portugal, Argentina e China. Colaborou com alguns jornais brasileiros e foi colunista da Folha de S. Paulo, revista Veja e Veja.com. Trabalhou para o Parlamento Internacional dos Escritores, em Estrasburgo. Em 1998 e 2015, participou como convidada de honra do Salão do Livro de Paris. Em 2014, representou a literatura brasileira contemporânea na Feira Internacional do Livro de Miami (EUA). Em 2018, fez uma série de conferências nos Estados Unidos sobre a diáspora e a literatura. Em 2019, participou da Lebanese Diáspora Energy em Beirute, onde foi homenageada pela sua contribuição para o país natal dos ancestrais. Antes de se tornar escritora, diplomou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e teve formação em Psicanálise na França. Entre suas obras estão O Papagaio e o Doutor, A Mãe Eterna e o seu livro mais recente, Baal – um romance da imigração. https://www.bettymilan.com.br.
José Roberto Walker é publicitário, formado em História (USP). Diretor da TV Cultura. Dirigiu a Cia. Brasileira de Ópera, a Orquestra Filarmônica Vera Cruz e várias edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Realizou vários documentários. No rádio, criou inúmeros programas dedicados à música erudita e à música popular brasileira. Produziu diversos espetáculos de ópera e exposições em espaços públicos em São Paulo. É coautor dos livros Theatro São Pedro: Resistência e Preservação (2000), Café, Ferrovia e a Metrópole (2001), O Presépio Napolitano de São Paulo (2002) e Ferrovia, um Projeto para o Brasil (2005). Neve na Manhã de São Paulo recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura em 2017. O seu último livro, Neve na Manhã de São Paulo, nasce a partir de sólida pesquisa em documentos que registraram uma época e a cultura num momento de explosão populacional da cidade de São Paulo. Romance histórico e realista que conta a arrebatadora história de amor entre Oswald de Andrade e a normalista Miss Cyclone, no pré-modernismo na São Paulo do início do século XX. O romance recria a atmosfera vibrante da cidade da época. Mostra também o quanto o modernismo paulista já fervilhava, culminando na Semana de 22.
Milton Hatoum nasceu em Manaus (Amazonas). Formado em arquitetura na FAU-USP, trabalhou como jornalista cultural e foi professor universitário de História da Arquitetura. Em Paris estudou literatura comparada na Sorbonne (Paris III). Foi professor de literatura francesa da Universidade Federal do Amazonas (1984-1999) e professor visitante da Universidade da California (Berkeley/1996). Foi também escritor residente na Yale University (New Haven/EUA), Stanford University e na Universidade da California (Berkeley). Autor de quatro romances premiados, sua obra foi traduzida em doze línguas e publicada em catorze países. Em 1989, seu primeiro romance, Relato de um certo Oriente, ganhou o prêmio Jabuti de melhor romance. Em 2000 publicou o romance Dois irmãos (prêmio Jabuti – 3º lugar na categoria romance/ indicado para o prêmio Impac-Dublin), eleito o melhor romance brasileiro no período 1990-2005 em pesquisa feita pelos jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas. Em 2001, foi um dos finalistas do Prêmio Multicultural do Estadão por conta da publicação de Dois Irmãos. Em 2005, seu terceiro romance, Cinzas do Norte, obteve o Prêmio Portugal Telecom, Grande Prêmio da Crítica/APCA-2005, Prêmio Jabuti/2006 de melhor romance, Prêmio Livro do Ano da CBL, Prêmio Bravo de literatura. Em 2008, recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural. Em 2010, a tradução inglesa de Cinzas do Norte (Ashes of the Amazon, Bloomsbury, 2008) foi indicada para o prêmio Impac-Dublin.
Em 2008, publicou seu quarto romance, Órfãos do Eldorado, Prêmio Jabuti – 2º lugar na categoria romance. Órfãos do Eldorado faz parte da coleção Myths, da editora escocesa Canongate. Em 2009, publicou o livro de contos A cidade ilhada. Em 2013, publicou o livro Um solitário à espreita, uma seleção de crônicas publicadas em jornais e revistas. Todos os seus livros foram publicados no Brasil pela editora Companhia das Letras, cujas vendas ultrapassam trezentos mil exemplares.
Hatoum publicou também ensaios e artigos sobre literatura brasileira e latino-americana em revistas e jornais do Brasil, da Espanha, França e Itália. Alguns de seus contos foram publicados nas revistas Europe, Nouvelle Revue Française (França), Grand Street (Nova York) e Quimera (México). Participou de várias antologias de contos brasileiros publicados na Alemanha e no México e da Oxford Anthology of the Brazilian Short Story.
Fabiana Vanz Dias é formada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes, tendo concluído o curso em 2013, com o trabalho de conclusão de curso em Linguagem da Performance. É professora de francês e educadora, tendo trabalhado em museus e exposições culturais em São Paulo, onde mora no bairro do Tucuruvi, Zona Norte. Faz terapia lacaniana há cinco anos. Ingressou na faculdade de letras (francês) na PUC-SP.
Está lançando seu primeiro livro, Sobre a coragem do medo e outras loucuras sãs, pela editora Patuá.
SOBRE OS MEDIADORES
Ana Beatriz Demarchi Barel é doutora em Letras pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle. Realizou Pós-Doutorado em História na Fundação Casa de Rui Barbosa, no IEB-USP e Residência em Pesquisa na Biblioteca Mindlin – USP. Leitora do Governo Francês na Université de Nantes e ATER das Universités d’Amiens e de Toulouse. Estudou História da Arte na École du Musée du Louvre. Professora de Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria Literária da Universidade Estadual de Goiás UEG. Membro do Grupebraf – IEA – USP. Autora de Um Romantismo a Oeste: Modelo Francês, Identidade Nacional, organizadora da edição fac-símile da revista Nitheroy e de Cultura e Poder entre o Império e a República (1822-1930). Desenvolve pesquisas na área de História Literária e Literaturas Brasileira e Comparada. Atualmente, estuda as relações entre relatos de viajantes franceses do século XIX e iconografia.
Paloma Durante atua como artista-educadora, bailarina e pesquisadora. Trabalha buscando intersecções entre as linguagens do corpo e o texto, vazando estas relações como maneiras de habitar o espaço. Participou de exposições, mostras e rodas de conversa em espaços como o Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel – Gismondi – MARP, o Tomie Ohtake e o espaço Breu, no bairro Barra Funda, São Paulo. Foi artista residente do Arteles Creative Center, Haamenkyro, Finlândia e, junto ao seu Grupo de Estudos Práticos em Linguagem Experimental – GEPLE, recebeu o fomento do ProAC editais para publicações independentes, com o projeto Gramatologia.
Serviço:
Casa-Museu Ema Klabin: #CasaMuseuEmCasa
Encontro com Escritores: Outros Olhares
95 vagas
Inscrição: https://emaklabin.org.br/ a partir do dia 20/7 (para a primeira live)
Mediação Ana Demarchi Barel
29 de julho, quarta-feira, das 17h às 18h20 – Betty Milan
12 de agosto – quarta-feira, das 17h às 18h20 – José Roberto Walker
26 de agosto – quarta-feira, das 17h às 18h20 – Milton Hatoum
Mediação Paloma Durante
9 de setembro – quarta-feira, das 17h às 18h20 – Fabiana Vanz Dias
Acesse as redes sociais:
Instagram: @emaklabin
Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin
Twitter: https://twitter.com/emaklabin
Canal do YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w
Site: https://emaklabin.org.br/.