O Centro Cultural Banco do Brasil divulga a programação desta semana até 14 de junho do CCBB Educativo em Casa, iniciativa 100% digital do Programa CCBB Educativo, que estimula a experiência, a criação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Com as atividades presenciais temporariamente suspensas em suas quatro unidades (Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Rio de Janeiro – RJ e São Paulo – SP), o público acompanhará programações inéditas com atividades digitais gratuitas, que podem ser experimentadas de dentro de casa e compartilhadas com toda a família no site www.ccbbeducativo.com e nas redes sociais dos CCBBs. Confira, a seguir, a agenda da semana do #CCBBeducativoEmCasa.
Voltado às famílias, o projeto Historietas, que possibilita a criação colaborativa de enredos com jogos e desenhos por meio de atividades desenvolvidas exclusivamente para o #CCBBeducativoEmCasa – como leitura de livros, animações e narrativas criativas – apresenta, na terça-feira (9), o videoarte inédito Terra Vida, que traz uma abordagem poética de vários aspectos relacionados ao Planeta Terra partindo de temas como a mitologia de Gaia. A artista visual Lia Chaia vai explorar como a natureza vem sendo apropriada pelos padrões da cultura urbana.
No meio da semana, a programação trará destaques para o público adulto. Na quarta-feira (10), Carolina Figueira, historiadora da alimentação, apresenta o Questão de Gosto, em mais uma edição do Transversalidades. O curso, também com tradução em Libras, refletirá sobre como, ao longo da história, os elementos culturais se constroem a partir de repertórios do ponto de vista alimentar. Nesse mesmo dia haverá o projeto Em Libras, com lições que abordam o vocabulário da Língua Brasileira de Sinais e propõem uma introdução aos sinais no campo semântico para todos os interessados – com pouco ou nenhum conhecimento – em aprender mais sobre a língua de sinais. Nesta edição, Rosely Lucas traz como tema a casa.
E que tal quebrar a rotina no meio da semana e visitar, sem sair de casa, uma exposição? Essa é a proposta para a quinta-feira (11). O artista plástico Alexandre Mancini conduzirá os internautas por uma visita à exposição 100 anos de AthosBulcão, que expõe painéis de azulejo, gravuras, pinturas e figurinos do artista na capital mineira. A mostra, realizada originalmente em 2018, faz parte de mais uma edição do Com a Palavra. A atividade parte do #TBT Em Casa, que revisita exposições que promovem visitas mediadas às exposições do CCBB conduzidas por especialistas ou profissionais referências em temas diversos, com o intuito de apresentar, a partir de outros campos do conhecimento, múltiplos olhares e modos de conhecer e de se relacionar com a arte.
Com a aproximação do final de semana, é hora de programar novas atividades para entreter as crianças. Por isso, na sexta-feira (12), a criançada tem diversão garantida com mais ação do Lugar de Criação: o dia será de criação de Fantoches. Os pequenos serão estimulados a confeccionarem esses falantes bonecos com materiais disponíveis em casa, como restos de tecidos e acessórios coloridos. A partir daí, é só dar asas à imaginação e criar aventuras e histórias lúdicas para brincar com quem está perto e, também, com quem está longe pelas redes sociais ou chamadas de vídeo.
No sábado (13), haverá mais um Historietas inédito, dessa vez com a leitura do livro infantil Família Mobília, de Tatiana Blass. A história narra a saga de uma família muito original formada por móveis de uma residência. Nela, cada mobiliário apresenta sua personalidade, além de brincar com situações familiares, como a TV que quer ser o centro das atenções, o sofá que vive cochilando, a estante que gosta de contar histórias e a paixão da mesa de jantar pela toalha de mesa. Depois dessa contação, que tal estimular as crianças a criarem suas próprias histórias com os móveis de casa?
Para encerrar essa semana, no domingo (14), o Lugar de Criação propõe a divertida e desafiadora atividade Mensagem Indecifrável, onde os pequenos poderão criar um novo alfabeto utilizando os antigos textos egípcios. Vale utilizar lápis, papel e muita imaginação para formar cada letra ou palavra, escolher um símbolo, uma forma, um emoji ou mesmo um número.
Sobre o programa CCBB Educativo – Arte e Educação
As ações do programa CCBB Educativo – Arte e Educação, desenvolvido pelo JA.CA Centro de Arte e Tecnologia nos quatro CCBBs, de 2018 a abril de 2020, estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. A programação, que dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil, destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, artistas pessoas com deficiência, famílias, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura, instituições públicas e organizações não governamentais. O #CCBBeducativoEmCasa surge como um desdobramento desse mesmo conceito e inicia uma nova abordagem que deverá ser uma referência para a atuação em arte-educação a partir de agora.
Serviço:
Centro Cultural Banco do Brasil
#CCBBeducativoEmCasa
Acesso às ações e links das atividades:
www.ccbbeducativo.com, www.bb.com.br/cultura e redes sociais dos CCBBs
#CCBBemCasa
Acesso às ações e links das atividades:
http://www.bb.com.br/cultura e redes sociais dos CCBBs.