Desde março, quando os Centros Culturais Banco do Brasil interromperam suas atividades presenciais como medida de segurança contra o novo coronavírus, conteúdos exclusivos da sua programação têm sido oferecidos ao público de maneira digital e à distância em suas diferentes áreas de atuação. Em continuidade às atividades relacionadas com a exposição Egito Antigo: do cotidiano à eternidade, o #CCBBeducativoEmCasa apresenta o webnário A medicina no Egito Antigo: entre ciência e magia, com a historiadora e arqueóloga Cintia Gama. O evento on-line acontecerá ao vivo dia 17/7, sexta-feira, para clientes do Banco do Brasil e será gravado e disponibilizado ao público geral no dia 20/7, segunda-feira, às 10h, por meio da plataforma www.ccbbeducativo.com, braço digital do CCBB Educativo que promove diversas atividades para famílias, educadores e artistas durante esse período necessário de distanciamento físico.
Na apresentação, serão mostrados alguns documentos arqueológicos e epigráficos que ajudam a compreender como os egípcios antigos percebiam suas doenças e as tratavam há mais de 4 mil anos. Além disso, serão abordadas as principais doenças conhecidas desse povo e a relação entre magia e medicina antigas. A reflexão se dá num momento em que a humanidade está sendo levada a questionar sua relação com a saúde e a medicina.
Cintia Gama é bacharel em História pela Universidade de São Paulo, mestre em arqueologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutora pela École Pratique de Hautes Études, Paris e pós-doutorado pelo Museu Nacional. Antiga conselheira científica do Museu do Louvre. Integrante de três missões arqueológicas no Egito e pesquisadora da coleção egípcia do Museu de Arte de São Paulo – MASP. Professora do curso de gastronomia da FMU e coordenadora dos cursos de hospitalidade da mesma instituição.