O programa CCBB Educativo – Arte & Educação dá sequência às ações do mês de janeiro com uma programação destinada a todos os públicos, com visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais que podem ser presenciais com o número de participantes reduzidos, respeitando os protocolos e as orientações de segurança e no formato digital, que, por ser à distância, possibilita acesso de públicos do Brasil e do mundo.
Para comemorar o Dia Nacional da História em Quadrinhos, haverá no CCBB São Paulo, no dia 30/1, às 13h, uma oficina sobre a prática dessa técnica, que visa promover a leitura e iniciação da produção de HQ, linguagem que mistura elementos textuais e visuais em sequenciamento de cenas. Além disso, o público também poderá acompanhar, de forma remota, o Laboratório de Crítica: O Cinema Feminino e a Escrita Crítica de Cinema Brasileiro, que fará uma reflexão sobre o trabalho das mulheres negras, indígenas e LGBTs no cinema brasileiro contemporâneo.
A programação presencial também conta com visitas mediadas e patrimoniais e, ainda, as propostas do Lugar de Criação. O público também poderá realizar, no formato digital, os cursos Transversalidades e Processos Compartilhados, assim como os encontros na plataforma Múltiplo Ancestral. Confira a programação completa abaixo.
Para mais informações sobre a programação e inscrições para as atividades, acesse o site https://www.ccbbeducativo.com.
PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL CCBB SÃO PAULO
16 a 31 de janeiro, às 10h30 e às 16h30 – Visitas Patrimoniais
Nessa atividade, os educadores se juntam ao público para dialogar e compartilhar narrativas com ênfase no patrimônio e na história do Banco do Brasil e do CCBB São Paulo.
Visita 1: O Centro Cultural Banco do Brasil e a cidade de São Paulo
Os participantes poderão acompanhar um percurso para conhecer a história do CCBB em São Paulo, explorando aspectos de sua arquitetura e território em diálogo com a cidade, o triângulo histórico e a memória do centro que constituem um importante patrimônio das artes e cultura.
Visita 2: Descobrindo o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Nesse encontro, a visita vai percorrer os espaços do CCBB abordando a história do prédio, suas referências e curiosidades; serão mostrados os processos de restauração e reforma para instalação do Centro Cultural na virada do século, além da visita ao cofre secreto.
Atividade tem 1h de duração | lotação de 6 pessoas | acessível em Libras somente aos sábados | CCBB São Paulo | quartas, sextas, sábados e domingos
Todos os sábados, às 14h30 – Lugar de Criação
Essa atividade propõe realizar o convívio e o diálogo com as artes e temáticas atuais em vivências que acolhem crianças, jovens e adultos em processos e experiências de pesquisa e criação a partir de materiais disponíveis em casa e do estímulo ao diálogo com procedimentos artísticos.
Dia 16/1- Oficina de Saberes
Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, em diálogo com a cidade onde vivem e as exposições em cartaz.
Dia 23/1 – Jogos de Arte
Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.
Dia 30/1 – Oficina de Artes
Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.
Capacidade: 10 pessoas, mediante agendamento prévio pelo site/app da Eventim. Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF e o representante pode estar acompanhado por até 4 pessoas de sua família.
30/1 – às 13h – Dia Nacional da História em Quadrinhos
No dia nacional da história em quadrinhos, participe de uma prática dessa linguagem. A oficina visa promover a leitura e iniciação da produção de HQ, linguagem que mistura elementos textuais e visuais em sequenciamento de cenas.
Atividade tem 1h de duração | Capacidade: 10 pessoas, mediante agendamento prévio pelo site/app da Eventim. Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF e o representante pode ser acompanhado por até 4 pessoas de sua família | Local: no mezanino ou auditório | Classificação: indicado para pessoas acima de 5 anos.
PROGRAMAÇÃO ONLINE
14/1, quinta, às 14h – Laboratório de Crítica (Digital)
O Cinema Feminino e a Escrita Crítica de Cinema Brasileiro
O laboratório de crítica propõe uma reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio. Neste encontro, a curadora Mariana Souza irá compartilhar o trabalho das mulheres negras, indígenas e LGBTs no cinema brasileiro contemporâneo e os processos de revisão das imagens canônicas.
Duração de 4h | Evento gratuito | Link para inscrição no endereço www.ccbbeducativo.com
16/1, sábado, às 10h – Múltiplo Ancestral (Digital)
O tema do Múltiplo Ancestral do mês de janeiro é música. A canção inédita Dançar, dançar, produzida para o CCBB Educativo, é uma homenagem a uma das maiores expressões culturais do Brasil: a dança. Fernando Leme, ator e diretor de teatro, apresenta com toda a sua diversidade e pluralidade ritmos propriamente brasileiros como o samba, o forró, o maracatu, a dança é uma manifestação democrática independente de raça e presentes em todas as regiões do país.
Classificação indicativa: para pessoas acima de 3 anos | Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo (https://www.ccbbeducativo.com)
20/1, quarta, às 19h – Transversalidades (Digital)
Educação e Natureza
Nesse encontro, os educadores Fred Beherends e Kau Clarke apresentam o curso, voltado para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas.
Duração de 2h | acessível em Libras | Vagas: 500 | encontro em formato webnário na plataforma Zoom | Livre para todos os públicos | Inscrições: www.ccbbeducativo.com.
22/1, sexta, às 10h – Lugar de Criação (Digital)
A Escala de Cores da Minha Casa
Visando a criação e o diálogo com a arte para as crianças e suas famílias, o Lugar de Criação é um projeto dedicado ao público infantil com interesse na experimentação da arte e das linguagens contemporâneas. A proposta é descobrir as cores das casas de alguns artistas a partir da arquitetura, dos objetos e ao redor.
Classificação indicativa: para pessoas acima de 3 anos | Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo.
26/1, terça, às 10h – Com a Palavra (Digital)
Nesta edição, Giulia Giovani, da Lacicor/Cecor(Laboratório de Ciência da Conservação), vai abordar a produção artística presente na exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto. O debate se desenvolve desde a produção de Serpa no período concreto da década de 1950, sua metodologia de trabalho, atuação como professor, pesquisador e experimentador, perpassando a temática de técnicas e materiais utilizados pelo artista, até os desafios ligados à conservação e restauração de algumas de suas obras.
Duração de 1h | Classificação indicativa: para pessoas acima de 10 anos | acesso e inscrição no www.ccbbeducativo.com.
28/1, quinta, às 14h – Processos Compartilhados (Digital)
A Produção de Trailer no Cinema
Nesta atividade, Ricardo Mehedff, montador, diretor e produtor, vai investigar as origens dos trailers desde a década de 1930 e sua evolução nos últimos 80 anos, as técnicas usadas para criação e montagem do trailer e também do teaser. Além disso, o diretor apresentará um pouco sobre sua trajetória nesse ramo, trabalhos realizados em Hollywood e na indústria do cinema brasileiro desde os anos 90.
Classificação: indicada para pessoas acima de 16 anos | Evento gratuito | 100 vagas | Link para inscrição: www.ccbbeducativo.com.