Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Ceramista japonês apresenta técnicas milenares em forno a lenha em galeria campineira

Campinas, por Kleber Patricio

ceramistaA Q Galeria e Escritório de Arte, em parceria com a Tauá Cerâmica, localizada no Cambuí, apresenta nesta quinta-feira, 10 de março, das 19 h às 21 h, o workshop O legado japonês na cerâmica brasileira, com o mestre Rikio Hakudo Hashimoto. O evento, com tradução simultânea, dá início à série de atividades do espaço, comandado pela artista plástica e marchand Lucila Vieira, com vasta experiência no ramo das artes e já conhecida do público por meio da Quadrante Galeria, pela historiadora de arte Patrícia Freitas e Newton Gmurczyk, músico e produtor cultural.

Hashimoto tem viajado por todo o mundo estudando e difundindo esta técnica, que utiliza um forno de queima à lenha, de apenas uma câmara, para a produção de peças de cerâmica. No Brasil, o mestre japonês pôde observar as diferentes linguagens, traduções e adaptações desta queima tradicional, que chegou ao Japão no século V. As inscrições para a palestra já podem ser feitas no site www.qgaleria.com.br.

paulo de tarsoDesencontros Contemporâneos

Ainda neste mês, a Q realiza a série Desencontros Contemporâneos – Fugindo da Conversa Fiada com o arquiteto e artista plástico Paulo de Tarso. Os encontros serão nos dias 15, 22 e 29 e 5 de abril (terças, às 19h30).

“Os temas vão desde as situações mais cotidianas, até reflexões complexas a respeito de tabus na nossa sociedade, como a ideia que temos do inferno. Tudo isso é explicado com leveza, a partir de inúmeras referências vindas do mundo das artes”, adianta Tarso.

Paulo de Tarso Coutinho participou das edições da Bienal Nacional de São Paulo em 1974 e 1976, do 5º e 6º Salão Nacional de Artes Plásticas, realizados no Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, em 1982 e 1983 e do 5º e 6º Salão de Humor de Piracicaba.  Recebeu o Prêmio If Design Award 2006 – Alemanha na área de embalagem e rótulos e foi selecionado para as publicações Grafuck #3, nos Estados Unidos, Bastard Arte, cultura e design Alemanha e The Corner, Alemanha. Recentemente se tornou mestre na área de Multimeios, pela Universidade Estadual de Campinas.

A Q Galeria está aberta à visitação pública gratuita de segunda a sexta, das 9 h às 18 h e aos sábados, das 9 h às 13 h.

Serviço

Palestra O legado japonês na cerâmica brasileira com o mestre Rikio Hashimoto

Quando: 10 de março – 19 h às 21 h

Valor: R$60,00 – tradução simultânea

Vagas limitadas – inscrições pelo site www.qgaleria.com.br

Série Desencontros Contemporâneos – Fugindo da Conversa Fiada com o arquiteto e artista plástico Paulo de Tarso.

Quando: 15, 22 e 29 de março e 5 de abril – 19h32 às 21h33

Valor: R$360,00 (total da série)

Vagas limitadas – inscrições pelo site www.qgaleria.com.br

Onde: Q Galeria e Escritório de Arte – Rua Américo Brasiliense, 163, Cambuí, Campinas

Telefone: (19) 3251-2288

Aberta à visitação pública e gratuita de segunda a sexta, das 9 h às 18 h e aos sábados, das 9 h às 13 h.