De 27 de janeiro a 4 de fevereiro de 2023, a Companhia dos Solilóquios estreia a temporada de circulação da “Mostra dos Solilóquios” com apresentações gratuitas de dois espetáculos diferentes de teatro jovem na Oficina Cultural Oswald de Andrade, que fica na Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP. As ações fazem parte do projeto contemplado no edital ProAC Circulação.
Nos dias 27 e 28 de janeiro, sexta-feira às 20h e sábado às 18h, com entrada gratuita, o grupo apresenta o espetáculo “Café”. Classificado pelo crítico Dib Carneiro Neto como uma das três melhores peças teatrais para jovens de 2019, o espetáculo “Café” foi criado a partir de um poema escrito pelo dramaturgo Herácliton Caleb e retrata de forma sensível e poética a história de um romance que se transforma ao longo da vida.
Com direção e dramaturgia de Bruna Vilaça, atuações de Felipe Herculano e Weslley Nascimento, a peça adentra a vida de dois rapazes que vivenciam uma trajetória romântica permeada somente por assuntos sobre café. Conflitos, inseguranças, paixões, fantasias, um misto de sensações que permeiam a vida de uma pessoa desde o período da juventude até a fase adulta.
O espetáculo traz uma encenação que transpassa o convencional teatro realista, misturando artes plásticas, dança-teatro e musicalidades, facilitando a aproximação e a conexão entre a obra e o público.
E nos dias 3 e 4 de fevereiro, sexta-feira às 20h, sábado, às 18h, com entrada gratuita, o grupo apresenta “Doa-se um sofá verde menta”, um espetáculo que convida o público jovem a ser parte da cena e usa o bom humor como uma forma de superar os fins das relações, afirmando, através do riso, que as decadências amorosas são o elo que conectam os enamorados do mundo.
Com direção de Mayara Constantino e dramaturgia de Bruna Vilaça, o espetáculo “Doa-se um sofá verde menta” narra a história de três pessoas que, ao fim de seus relacionamentos, adentram um grande bazar de doações e percebem que foram descartadas assim como os objetos ali expostos. Ao sentirem que também foram passados adiante, esses seres transitam por memórias e narrativas de amores ditos eternos, porém não tão eternos assim.
Com o elenco formado por Bruna Vilaça, Felipe Herculano e Weslley Nascimento, o espetáculo abre no palco uma grande caixa de doações, que contém discursos e contações de amores cobertos por pó, nostalgia e sentimentalismo.
E, neste bazar onde as memórias são conectadas a objetos que provocam a saudade, o público é convidado a comprar as ideias ali expostas e a deixar no espaço tudo aquilo que deseja se desfazer, formando um grande amontoado de retalhos que transitam por um rancor divertido. Uma espécie de desabafo coletivo sobre tantas bagagens emocionais que circundam os fins dos relacionamentos amorosos.
Abrigando diversas histórias de amor e formas de amar, misturando os começos e os fins, dissecam-se nesta peça de teatro jovem, os meios contemporâneos de pensar o amor e a formas nostálgicas com as quais ele é exibido e desejado.
A temporada de circulação “Mostra Solilóquios” segue com apresentações em Osasco, Santo André, Ribeirão Preto e Barueri.
Mais informações em: www.facebook.com/ciadossoliloquios ou @ciadossoliloquios.
Serviço:
Estreia da temporada “Mostra Solilóquios” com Companhia dos Solilóquios
Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP
Espetáculo “CAFÉ”
Quando: 27 e 28 de janeiro de 2023, sexta-feira às 20h e sábado às 18h
Sinopse: Dois rapazes se conhecem em uma cafeteria da avenida central e vivenciam uma trajetória amorosa, na qual suas fases são comparadas às de um café sendo feito. O espetáculo adentra cenas das personagens em diferentes momentos do amor e através de analogias sobre café conseguem expressar sentimentos e retratar um romance projetado para o futuro, mas perdido no tempo. Duração: 60 minutos.
Classificação: 14 anos – Grátis
Espetáculo “Doa-se um sofá verde menta”
Quando: 3 e 4 de fevereiro de 2023, sexta-feira às 20h, sábado, às 18h.
Sinopse: Três figuras enamoradas percorrem um grande bazar de doações. Estes três seres-amores descobrem-se seres-objetos ao se identificarem com cada um dos itens do local que, assim como eles, foram passados para frente. Enquanto percorrem ludicamente por brechós, cafeterias e festas de casamento, exploram, juntos e separados, a narrativa das dedicatórias que cravam no tempo amores eternos, não tão eternos assim.
Duração: 60 minutos.
Classificação: 12 anos – grátis.
(Fonte: Assessoria de Imprensa Luciana Gandelini)