A história da recente da música brasileira pode ser dividida em dois períodos: antes e depois dos festivais da canção. Criados na segunda metade dos anos 60, os concursos de música popular da radio e da TV revelaram a geração de artistas que hoje forma o Olimpo da nossa música. Agora, seguindo este legado, a Rádio Mood FM apresenta o concurso Draft Mood. O formato também é inspirado pelo Draft da NBA, no qual os times profissionais da liga de basquete podem recrutar jogadores amadores. A linguagem e os formatos da indústria fonográfica se modernizaram, mas a essência permanece intacta: revelar talentos, apresentar ao público uma nova geração de artistas e músicas inéditas. O Draft Mood terá um calendário de etapas online e presenciais, com inscrições abertas entre os dias 20 e 30 de julho, por meio do site moodfm.com.br/draft.
A pandemia do novo coronavírus atingiu em cheio a indústria da música. Com a proibição dos shows e eventos, milhares de artistas ficaram sem sua única fonte de receita. O impacto é ainda mais grave para os músicos em início de carreira. É neste contexto, que o Draft Mood surge como oportunidade de dar visibilidade e alavancar a carreira de novos talentos.
Com um corpo de jurados formado por executivos de grandes gravadoras e produtores artísticos, o concurso representa uma porta de entrada para artistas independentes. Cada artista ou banda poderá inscrever uma canção obrigatoriamente inédita e em português. Todas as inscrições serão avaliadas e em seguida serão realizadas as etapas de pré-seleção, fase de grupos, semifinais e a grande final.
O Draft Mood realizará dois grandes objetivos de novos artistas de uma só vez: os selecionados irão se apresentar para lideranças da indústria do showbiz e suas músicas poderão tocar no rádio. O grande campeão ainda ganhará a produção profissional de um single em estúdio, a realização de um videoclipe da música vencedora e o agenciamento artístico da carreira, sendo este último opcional.
Nas fases presenciais do concurso, todas as medidas de prevenção ao Covid-19 serão tomadas, incluindo limite de 30% da capacidade de público do local, uso obrigatório de máscara de todos os presentes, distanciamento dos músicos no palco, medição de temperatura na entrada, disponibilização de álcool em gel nas dependências e desinfecção do local nos intervalos de todas as apresentações.
Confira as etapas do Draft Mood e as informações sobre premiações:
Inscrição
Podem participar artistas ou bandas independentes, que não possuam contrato com gravadora e tenham obras autorais inéditas, letras de sua autoria/propriedade e que ainda não tocaram em rádio. Os artistas e obras deverão ter identificação com o perfil da Mood FM e o idioma das músicas é obrigatoriamente o português. Antes de preencher a ficha de inscrição, leia atentamente o regulamento.
Prazo: de 20 a 30 de julho.
Seleção
Os artistas e bandas inscritos, assim como sua obras originais, serão avaliados por uma banca técnica. Estarão sendo avaliados tanto o artista ou banda como sua canção principal inscrita. O resultado será divulgado no site e informado diretamente ao responsável pela inscrição.
Resultado: 7 de agosto.
Fase de grupos
Os artistas e bandas independentes selecionados serão divididos em grupos e deverão se apresentar no dia e horário informado para as audições. Uma banca formada por grandes profissionais de gravadoras e produtores musicais irá avaliar as apresentações. Cada profissional terá direito a uma escolha, em ordem, através de sorteio.
Período: de 18 a 21 de agosto.
Semifinal
Na fase semifinal, dois grupos irão se apresentar em dias diferentes para concorrer as 10 vagas para a grande final. As fases de grupos e semifinal serão realizadas no Rio Beach Club, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Todos os participantes poderão levar um número limitado de convidados para curtir as apresentações.
Período: 3 e 4 de setembro.
Pré-final
Antes da grande final, os finalistas ganharão destaque na programação da Mood FM. As músicas entrarão momentaneamente na grade da rádio. Além disso, todos os artistas e bandas irão visitar o estúdio da Mood FM para participar de entrevista e cantar ao vivo sua música autoral.
Período: de 5 a 24 de setembro.
Final
A fase final contará com a apresentação de 10 finalistas. Antes do resultado, haverá show intimista de uma grande revelação da música e só então será revelada a “canção autoral do ano” e o artista ou banda que ganhará o prêmio principal.
Data: 25 de setembro.
Premiação
O grande campeão terá sua música tocada com destaque na programação da rádio Mood FM por dois meses. Também terá uma música produzida em estúdio profissional, a gravação de um videoclipe e um contrato de agenciamento artístico.
Independentemente do campeão, qualquer música bem avaliada pelos jurados pode ser executada na programação da rádio Mood FM, gerando oportunidades para diversos artistas.
As informações completas e inscrições para o Draft Mood estão no site moodfm.com.br/draft.