Os participantes da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Indaiatuba, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e realizada nos dias 9 e 10 de abril no Centro de Convenções Aydil Bonachela, elegeram os representantes da Sociedade Civil que comporão o primeiro mandato do Conselho Municipal de Política Cultural – Comcult.
No primeiro dia do encontro, os inscritos se dividiram em grupos de trabalho por área temática – Artes da Cena, Música, Culturas Populares e Tradicionais, Artes Visuais e Audiovisuais e Literatura – e debateram ideias e metas que integrarão o Plano Municipal de Cultura, a ser desenvolvido com o apoio do conselho.
No segundo dia do evento, os grupos votaram e definiram os titulares e suplentes de cada área no Comcult, cujo caráter será consultivo e de assessoramento à administração pública e deliberativo em relação aos recursos do Fundo Municipal de Cultura e questões referentes ao setor submetidas à sua apreciação. A conferência teve como tema Construindo nosso Conselho Municipal de Política Cultural: Fortalecendo a Participação Popular e contou com a presença da secretária municipal de Cultura, Erika Hayashi Kikuti, além de comissão organizadora composta por Josielle Mesquita, Andrelino Jesus da Silva, Monica Kimura e José Vilela e participação do consultor e assessor em projetos e políticas culturais Binho Perinotto. A primeira reunião de trabalho do Comcult acontece no próximo dia 18 de abril, às 19h, no Centro de Convenções Aydil Bonachela (Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompeia) e é aberta ao público em geral.
“Em nome do prefeito Reinaldo Nogueira, gostaria de agradecer a todos os que estiveram conosco nesta 3ª Conferência Municipal de Cultura e ajudaram a construir este momento histórico para a área cultural em Indaiatuba”, destacou a secretária de Cultura. “A criação de um conselho era uma demanda tanto da Secretaria de Cultura como dos grupos de artistas da cidade, garantindo cada vez mais uma democracia participativa na elaboração, definição e desenvolvimento da cultura em nosso município. Esse é o objetivo de todo o processo, que engloba não só o Comcult, mas também os debates e conferências realizados nos últimos anos e da criação do Fundo Municipal de Cultura, visando futuramente a adesão de Indaiatuba ao Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, que certamente trará novas oportunidades. Hoje constatamos com satisfação o amadurecimento na gestão participativa da cultura, que envolve não só direitos, mas também deveres, e é importante que todos estejam cientes de seu papel de cidadãos na construção de uma política cultural mais aberta para as diversidades que compõem a sociedade e seus anseios neste segmento. Parabenizo a todos pelos encontros produtivos que realizamos e pela concretização do conselho”, finalizou a secretária.
Composição do Conselho Municipal de Política Cultural – Comcult – 1º mandato
Representantes eleitos da Sociedade Civil:
Artes visuais – Titular: Renan Antonieto e Suplente: Marco Matos
Culturas Populares – Titular: Marina Costa e Suplente: Jane Bonet
Literatura – Titular: Guilherme Salla e Suplente: José Airton Sobrera
Música – Titular: Bruno Fernandes e Suplente: Carmem Ajala
Artes da Cena – Titular: Nelson Polinário e Suplente: Fernanda Bugallo
Representantes do Poder Público:
Secretaria Municipal de Cultura – Titular: Erika Hayahi Kikuti e Suplente: Fidelcino Laurenciano de Almeida
Secretaria Municipal da Família e Bem Estar Social – Titular: Doroth de Assis Schimidt Doi e Suplente: Michele Meira
Secretaria Municipal da Educação – Titular: Henrique Augusto Steves e Suplente: Valkiria Arthuzo
Secretaria Municipal de Desenvolvimento – Titular: Elaine Gomes de Castro e Suplente: Sidnei di Santi Junior
Fundação Pró-Memória – Titular: Denise Yonamine e Suplente: Thais J. Svicero
O exercício do mandato de conselheiro do Comcult é considerado serviço público relevante e não será remunerado. O mandato dos membros do conselho terá duração de dois anos, permitindo-se uma única recondução para um mandato subsequente.