Neste sábado (20/3), às 15h, diretamente de Campinas, o violeiro, compositor, contador de histórias e escritor Paulo Freire apresenta a live Violinha Contadeira na programação do Crianças #EmCasaComSESC. Durante o show, que estará disponível no Instagram e Youtube, o artista conta causos ligados à mitologia brasileira — como o do Mapinguari, a lenda do povoamento da Terra com Rairu e Caro Sacaibo, a justiça do Curupira e a corrida do sapo e do veado — e vai entremeando as histórias com canções de autoria própria e outras que aprendeu com os mestres de viola do sertão. O público é convidado a participar da cantoria das músicas e da construção das narrativas.
Paulo Freire estudou violão com Henrique Pinto, em São Paulo, e Betho Davesaky, em Paris. Em 1977, apaixonado pelo romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, foi morar no Norte de Minas Gerais, na região do Rio Urucuia. Aprendeu a tocar viola com Manoel de Oliveira e outros mestres locais e aprofundou-se nos costumes e lendas do sertão. Seu primeiro disco solo de viola, Rio Abaixo (independente, 1995) recebeu o Prêmio Sharp de Revelação Instrumental. Durante sua trajetória artística, entre outros trabalhos, compôs músicas para seriados de TV (como Grande Sertão: Veredas); trilhas para programas de TV (como a de abertura de Viola, Minha Viola); gravou as violas para os filmes Deus é Brasileiro, de Cacá Diegues e O Menino da Porteira, de Jeremias Moreira; gravou com os violeiros Pereira da Viola, Passoca e Levi Ramiro e participou da gravação de discos de artistas como Arnaldo Antunes, Mônica Salmaso, Luiz Tatit, Ana Salvagni, Maurício Pereira e Wandi Doratiotto. Foi integrante da Orquestra Popular de Câmera e do grupo Anima. Possui diversos livros e discos lançados, sendo alguns deles para o público infantil, caso de O Céu das Crianças (Companhia das Letrinhas, 2008) e Violinha Contadeira (selo Vai Ouvindo, 2015). Vem fazendo shows, oficinas de viola e oficinas de causos pelo Brasil.
#EmCasaComSESC em 2020 | A série #EmCasaComSESC teve início em abril de 2020, com um conjunto de transmissões ao vivo das linguagens de Música, Teatro, Dança, Crianças e Esporte — que somaram 13,5 milhões de visualizações até dezembro do ano passado, no total de 434 espetáculos. Para conferir ou revisitar o acervo completo disponível, acesse youtube.com/SESCsp.