A estreia do curta-metragem Alfazema será na próxima semana, dia 29 de outubro, a partir das 19h, no IV Curta Salto Festival, que acontece na Sala Palma de Ouro. A proposta do drama é debater as consequências de uma masculinidade tóxica inserida durante a fase de desenvolvimento dos meninos, mostrada por meio de situações do cotidiano brasileiro. Expressão do ano de 2018 do dicionário Oxford, a “masculinidade tóxica” é um termo usado para definir um comportamento cultural de afirmação da masculinidade em que a força e a agressividade são consideradas virtudes, enquanto a sensibilidade e as emoções são tidas como fraquezas.
Por ser um tema delicado, a abordagem ocorre de forma crítica e sensível, com o enfoque na aproximação e na identificação do público com o cotidiano de Théo, um garoto de 12 anos, que encontra na arte o seu refúgio. Reprimido em casa e na escola por ser considerado diferente dos outros garotos de sua sala, ele precisa se decidir entre ser quem é ou agir apenas para ser aceito em meio a esse ciclo social.
Segundo Vinícius Oliveira, diretor do filme, falar sobre esse tema é tornar visível uma realidade pouco explorada e dar voz a milhares de meninos que sofrem diariamente com essa pressão. “O significado da Alfazema é uma metáfora sobre as indicações dessa planta, que é considerada antídoto para dor, depressão e ansiedade. Então na história, a arte é a alfazema do Théo, o Théo é a alfazema do lugar que ele vive, e o filme quer ser esse antídoto e um momento de paz para os meninos que sofrem ou já sofreram com essa pressão”, detalha.
Com 15 minutos de duração, Alfazema é o trabalho de conclusão dos alunos do oitavo semestre do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual do Centro Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) de Salto. O evento reunirá ainda outros curtas produzidos pela faculdade, bem como filmes feitos pela comunidade durante oficinas promovidas pelos alunos com a população local.
Serviço:
IV Festival Curta Salto
Local: Sala Palma de Ouro – Centro de Educação e Cultura “Anselmo Duarte”
Data: 29, 30 e 31 de outubro
Horário: a partir das 19h
Entrada: gratuita – distribuição de ingressos uma hora antes do início mediante doação de 1 kg de alimento não perecível
Informações: (11) 4602-8693.