Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Divulgada programação do palco externo da Virada Cultural em Indaiatuba

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Emicida é uma das atrações do Palco Externo em Indaiatuba. Foto: José de Holanda.

Emicida é uma das atrações do Palco Externo em Indaiatuba. Foto: José de Holanda.

A Secretaria de Estado da Cultura divulgou a programação completa do Palco Externo para Indaiatuba na 10ª Virada Cultural Paulista. O município participa pela nona vez consecutiva do evento nos dias 28 e 29 de maio, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. No sábado, subirão ao palco no Parque Ecológico Doctor Mars (19h30), Banda Marília Gabriela (21h), Anelis Assunção (22h30) e Arnaldo Antunes (23h59). Já no domingo, o público indaiatubano poderá conferir os shows gratuitos de Liniker (15h30), Paula Lima (17h) e Emicida (18h30). Em breve será divulgada a programação dos palcos internos e da agenda paralela local, com artistas da cidade.

Sobre os artistas

Anelis Assunção

Anelis Assumpção mescla estilos como reggae, afrobeat, rap, samba e bossa nova. Tem dois discos lançados, Sou Suspeita, Estou Sujeita, Não Sou Santa, de 2011, e Anelis Assumpção e Os Amigos Imaginários, que lhe rendeu o prêmio de melhor intérprete de 2014 pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte.

Banda Marília Gabriela

O maravilhoso mundo de Marília Gabriela apresenta o show The Zuera Never Ends. O rock com letras irreverentes dos marílios leva o público a uma viagem para a terra encantada do consciente coletivo alterado. A banda Marília Gabriela tem Paulão MG nos vocais, Levi Jota na guitarra, Jão Travassos na batera, Fredão Berlowitz no baixo e Milo Andreo na sanfona safada.

Emicida

Depois de ganhar as ruas em agosto de 2015, o aguardado disco de Emicida Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa chegou aos palcos. A apresentação tem o mesmo pano de fundo do disco: uma viagem musical pela África, mesclando elementos africanos com a música do rapper. O repertório tem também novas interpretações de Glorioso, disco anterior do artista, e das mixtapes do início de sua carreira.

Paula Lima

Paula Lima apresenta show de seu último álbum, Fiu Fiu, lançado em 2015. O trabalho apresenta todo o balanço e samba soul da cantora, que contou com grandes músicos, como Pretinho da Serrinha, Cidão, Adriano Trindade, Rodrigo, Marlon e Fernando Vidal. No palco, a vibração da cantora e de seus músicos é evidente, envolvendo a todos.

Doctor Mars

Concebida em 2009, partindo de um projeto dos irmãos Alexandre (Bob) e Rafael (Negão) Porfírio, a Doctor Mars é uma banda de rock alternativo da cidade de Indaiatuba/SP e cria sua música de modo independente e autoral, resultado de uma extensa mistura musical dificilmente rotulável. Em 2011 contaram com a entrada de Bruno Mantovani na bateria, o que, certamente alavancou o potencial musical da banda. Em meados de 2013, após o lançamento de seu primeiro álbum, intitulado Doctor MARS, com o intuito de ampliar a diversidade de referenciais em sua música, a banda buscou um novo integrante. Somente em 2014 encontraram o “Danado”. Com a entrada de Caio Felipe no teclado, conseguiram o elemento que faltava à suas novas composições. Integram a banda Alexandre (Bob) – Vocal / Guitarra, Rafael (Negão) – Baixo, Bruno – Bateria e Caio (Jaio) – Teclado / Sintetizador.

Sobre a Virada Cultural Paulista

Criada em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Virada Cultural Paulista tornou-se o mais relevante evento cultural do interior e litoral paulistas, com a proposta de promover um grande festival gratuito e simultâneo em cidades de médio e grande porte. Desde o princípio, a Virada tem buscado proporcionar ao público o acesso às melhores produções artísticas do País, nas mais variadas linguagens: música, dança, circo, artes cênicas, arte para crianças, dentre outras. O programa ocorre em parceria com as Prefeituras: enquanto o Estado se encarrega da programação artística principal, os municípios ficam responsáveis por toda a infraestrutura do evento, como montagem de palcos externos e disponibilização de teatros municipais. As cidades também contribuem com programação local, dando espaço a artistas das próprias regiões. No ano passado, realizada em 24 cidades, a Virada teve público de 1,1 milhão de pessoas. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, co-realização das prefeituras das cidades participantes, execução da APAA, parceria com o SESC-SP e apoio de MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Instituto Pensarte, Museu do Café e Cavalera.