Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Duo Lus lança disco de estreia em show no SESC Campinas no sábado (12)

Campinas, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

Rio e mar, maresia e temporal, terra e vento — esses são apenas alguns dos diferentes elementos da natureza que permeiam todo o álbum “Água Clara”, primeiro lançamento do Duo LuS, formado pelas artistas Luciana Viana e Luisa Meirelles. O disco marca a estreia do duo inspirado na musicalidade baiana e goiana, lugares de origem das artistas, e marcado por elementos da música regional, popular, urbana e de câmara. O show de lançamento do álbum acontece neste sábado (12), às 16h, no teatro do SESC Campinas, com participação especial de Jaques Morelenbaum.

“Esse primeiro álbum é fruto da força desse nosso encontro e diferentes vivências. É a convergência do rio com o mar, da água doce e salgada. A vivência do litoral da Bahia de Luisa com o meu Goiás”, reflete Luciana. “Água Clara” apresenta repertório inédito de 10 canções compostas e arranjadas por elas, em parceria ou individualmente. Apenas uma canção do disco, “Barcarola”, não foi composta pela dupla e é de autoria de Fabrício Santana e Pedro Vasconcellos.

O álbum de estreia do Duo LuS aposta ainda na força das importantes parcerias e na criação coletiva. Com isso, “Água Clara” conta com a participação do renomado Jaques Morelenbaum, que já foi premiado com o Grammy como produtor do álbum “Livro”, de Caetano Veloso, e acumula parcerias com nomes que vão desde Tom Jobim até Pedro Almodóvar, passando por Gal Costa, Sting, Milton Nascimento, David Byrne e muitos outros.

Com repertório quase todo autoral, o disco revela a presença feminina como força da natureza. “A água é um elemento que permeia todo o álbum. O nosso encontro de rio e mar, interior e litoral, traduz essa força das águas e sua capacidade de transformação, beleza e versatilidade”, aponta Luisa Meirelles. “É um convite para mergulhar conosco em um disco que é, ao mesmo tempo, particular e brasileiro. Que traz as referências de cada uma, mas celebra a riqueza da música nacional”, acrescenta.

Com sofisticação pouco usual, “Água clara” traduz as referências do Duo LuS por meio da música de câmara ou ainda com um toque regional e referências da música urbana à Clube de Esquina quando acompanhadas por banda. Sendo assim, o violão de Luisa e a percussão de Luciana – com elementos latino-americanos como o Bombo Leguero – se unem à expressão e precisão dos arranjos vocais elaborados, viola caipira, violoncelo, violino, guitarra, baixo elétrico, teclado, flautas e muito mais. Do interior ao litoral em uma só canção. Da resistência feminina e caipira à pluralidade da música de câmara em um só disco.

“Água Clara” conta com financiamento por meio do programa ProAC – Programa de Ação Cultural, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e tem direção musical de Fábio Torres, Luisa Meirelles e Eddy Andrade, que também assina a produção do álbum e parte dos arranjos. O lançamento também conta com arranjos de Ataualba Meirelles, Luisa Meirelles e Domingos de Salvi.

Torres é pianista do Trio Corrente e vencedor de dois Grammys. Já Ataualba Meirelles é compositor, arranjador e baixista baiano com parcerias com nomes como Mônica Salmaso, Luciana Mello e Carlinhos Brown. Eddy Andrade é integrante do grupo Trem Doido, que teve sua apresentação mais recente no XIX Festival de Inverno de Paranapiacaba (2019). E o violeiro Domingos de Salvi é professor e pesquisador com 4 discos gravados ao lado de diversas parcerias musicais.

Lançamento do álbum “Água Clara”, do Duo LuS

12 de fevereiro, às 16h

SESC Campinas – Rua Dom José I, 270/333, Bonfim, Campinas/SP

R$15 (credencial plena/ meia-entrada)

R$30 (inteira)

Acesse aqui (https://www.SESCsp.org.br/programacao/duo-lus/).

Sobre o Duo LuS | Formado por Luciana Viana e Luisa Meirelles, o duo nasceu do encontro entre as duas cantoras e compositoras e pela vontade de criar canções em uma parceria feminina. Nascido em Campinas, no interior de São Paulo – onde se conheceram no departamento de Música Popular da Universidade Estadual de Campinas – o Duo LuS se aprofunda no universo composicional e também cancional da música popular brasileira por meio das diferentes referências das artistas, oriundas dos estados da Bahia e Goiás. Desde a formação do duo, Luciana e Luisa já se apresentaram em cidades como Campinas, Piracicaba, Salvador e outras. As artistas também foram semifinalistas nos festivais SESI (SP) e TOCA (RJ) com a canção “Pé-de-vento”.

Ficha técnica – Água Clara

Voz – Luciana Viana e Luisa Meirelles

Violão – Luisa Meirelles (9 faixas), Victor Polo (2 faixas), Eddy Andrade (2 faixas)

Percussão – Luciana Viana (Bombo le guero), Gabriel Peregrino (percussão e efeitos)

Vibrafone – Gabriel Peregrino

Guitarra – Victor Polo (5 faixas), Eddy Andrade (1 faixa)

Baixo elétrico – Eddy Andrade

Bateria – Fernando Junqueira

Violoncelo – Jaques Morelenbaum

Flauta – Cesar Pereira

Viola – Domingos de Salvi

Piano – Julia Toledo

Violino – Francisco (Pancho) Roa

Direção musical – Fábio Torres, Luisa Meirelles e Eddy Andrade

Produção musical – Eddy Andrade

Arranjos – Eddy Andrade, Ataualba Meirelles, Luisa Meirelles e Domingos de Salvi

Captação, mixagem e masterização – Mário Porto

Fotos – Pablo Gea

Figurino – Laura Françozo

Maquiagem – Gabriela Schembeck

Produção Executiva e Administrativa – Ayumi Hanada

Todas as faixas foram gravadas no Estúdio do Mário – Campinas – SP, exceto:

Violoncelo gravado no Estúdio Mola – Rio de Janeiro – RJ – Técnico: Alexandre Moreira

Violino gravado no Estúdio 12 por 8 – Salvador – BA – Técnico: Pablo Pires.

(Fonte: Lucas Soares Assessoria de Imprensa)